PUBLICIDADE

STF nega liminar a tenente investigado por homicídio de menor

PUBLICIDADE

O Supremo Tribunal Federal indeferiu pedido de liminar a um tenente-coronel da Polícia Militar de Mato Grosso, acusado de homicídio qualificado. A decisão foi do ministro relator do habeas corpus, Celso de Melo, segundo informações da assessoria da corte. O crime teria ocorrido em 2001 no município de Jaciara (região Sul), mas por determinação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, ele deverá ser julgado em uma comarca mais afastada. A justiça alega que a sua “grande influência política na região”, na condição de comandante da PM local, gera dúvidas em relação à imparcialidade do júri, tanto na cidade como nas comarcas mais próximas.

Ao impetrar o HC, a defesa alegou que os fatos dos quais o oficial é acusado ocorreram em 2001, e que os eventuais motivos que levaram a mudança na comarca de julgamento não estariam mais presentes, pois, desde 2004, o tenente- coronel reside em Cuiabá. O ministro Celso de Mello, porém, assinalou que o exame dos fundamentos que apoiaram a decisão do STJ “parece descaracterizar, ao menos em juízo de estrita delibação, a plausibilidade jurídica” da pretensão. Diante disso, o oficial deverá ser julgado pela 1ª Vara Criminal de Rondonópolis.

O oficial é acusado pelo assassinato de Iuri Lourenço da Silva, 14 anos, morto quando andava de bicicleta pela cidade de Jaciara, em 4 de novembro de 2001. Conforme denúncia do Ministério Público Estadual, a suspeita é de que ele fizesse parte de uma rede de extermínio de adolescentes infratores. Na época, as investigações apontaram para a existência de uma lista na qual constavam nomes de adolescentes com o mesmo perfil de Iuri.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Quatro foragidos da justiça são presos em Mato Grosso

Policiais militares prenderam quatro foragidos da justiça, durante o...

Polícia faz buscas a foragido por estupros em Sinop e Colíder

O delegado de Polícia Civil em Colíder (155 quilômetros...
PUBLICIDADE