PUBLICIDADE

TCE julga improcedente denúncia de sindicato contra ex-prefeito

PUBLICIDADE

Foi julgada improcedente a denúncia formulada pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Primavera do Leste em desfavor do então prefeito do município, Getúlio Gonçalves Viana. A denúncia foi fundamentada pela retirada de Funções Gratificadas (FG) de servidores públicos em outubro de 2012. Assim, o sindicato afirmou que, apesar da supressão da FG, os servidores continuaram a exercer as mesmas funções com diminuição do valor recebido a título de remuneração, em função do corte efetivado.

O ex-gestor apresentou defesa e alegou ter agido conforme a legislação local e que o corte da FG foi efetivado em virtude da aproximação do final do ano. Neste período há uma redução das atividades do setor público que justifica a redução de despesas visando garantir o equilíbrio financeiro em atendimento ao artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Desta forma, o conselheiro Carlos Novelli entendeu que tanto a concessão quanto a supressão da FG foi condicionada à necessidade dos serviços da Prefeitura, mediante edição de Portaria do gestor, no uso de seu poder. "Portanto, a Portaria que suprimiu a FG dos servidores está em consonância com a legislação municipal e com o princípio da autotutela esculpido na Súmula 473 do STF".

Acolhendo ao parecer do Ministério Público de Contas de Mato Grosso (MPC-MT), assinado pelo procurador Gustavo Deschamps, o conselheiro Carlos Novelli votou pela improcedência da denúncia, uma vez que não foi constatado qualquer indício de irregularidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

DERF faz operação para recuperar 90 cabeças de gados roubados em MT; fazendeiro preso

Policiais civis da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos...

Detento é encontrado morto na penitenciária Ferrugem em Sinop

O reeducando foi encontrado morto em um banheiro próximo...

Polícia faz operação contra crimes de ameaça e tortura em disputas de terras em MT

A Polícia Civil deflagrou, há pouco, a Operação Circuitus...
PUBLICIDADE