PUBLICIDADE

PF confirma que investigado por suposta ligação com terroristas foi preso em cidade mato-grossense

PUBLICIDADE

A Polícia Federal emitiu um comunicado à imprensa, há pouco, confirmando que um dos investigados por suposta ligação com o grupo terrorista Estado Islâmico se entregou, hoje, em Vila Bela da Santíssima Trindade. Segundo consta na nota da assessoria, o suspeito será ouvido e encaminhado a um presídio federal. Alegando "questões de segurança", a PF preferiu não divulgar o horário do recambiamento.

Ainda hoje, conforme Só Notícias já informou, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Campos de Júlio (520 km de Cuiabá). A Veja On Line publicou que o investigado em Mato Grosso trabalhava em uma agropecuária, "já cumpriu pena de 18 anos e oito meses de prisão por homicídio e roubo qualificados. Durante o período em que esteve preso em Araguaína (TO) e chegou a fugir da prisão".

Conforme Só Notícias já informou, a PF confirmou que não houve prisões em Mato Grosso. Em outros Estados, foram 10 pessoas detidas – Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Sul. Mandados de buscas também foram cumpridos no Amazonas, Goiás e Minas Gerais. A operação Hashtag apura execução de atos preparatórios para a realização de atentados terroristas e outras ações criminosas. É a primeira operação policial após a publicação da Lei 13.260/2016.

Os envolvidos participavam de um grupo virtual denominado Defensores da Sharia e planejavam adquirir armamentos para cometer crimes no Brasil e até mesmo no exterior. Uma Organização Não Governamental (ONG), com atuação na área humanitária e educacional também é investigada por participação no caso.

Os investigados responderão, individualmente, na medida de suas participações, pelos crimes de promoção de organização terrorista e realização de atos preparatórios de terrorismo, ambos previstos na Lei 13.260/2016. A pena para o primeiro crime é de cinco a oito anos de prisão, além do pagamento de multa. Para quem executa atos preparatórios, a pena varia de três a 15 anos de prisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preso homem que torturou companheira com espada de samurai em Mato Grosso

Um homem que torturou e tentou matar a companheira...

Homem é preso após desacatar oficial de justiça e policiais em Sinop

A Polícia Militar prendeu um homem, esta tarde, por...

Preso suspeito por estuprar sobrinha de 3 anos em Lucas do Rio Verde

Investigadores de Polícia Civil prenderam, esta tarde, um homem...

Polícia apreende 300 quilos de cocaína dentro de veículo em Mato Grosso

Equipes da Polícia Militar e do Grupo Especial de...
PUBLICIDADE