PUBLICIDADE

Sete são presos durante Operação Lei Seca em Rondonópolis

PUBLICIDADE

A operação foi montada nas duas vias da avenida Lions, uma das mais movimentadas do município. As abordagens iniciaram, no último sábado à noite, e seguiram até a madrugada do domingo. Ao todo, foram realizados 211 testes com o uso de bafômetros. Além das prisões, os agentes recolheram 27 carteiras de habilitação e removeram 14 veículos, sendo sete motocicletas e sete carros. Também foram lavrados 43 Autos de Infração de Trânsito (AIT’s).

A operação Lei Seca é realizada desde 2014 em pontos estratégicos de Cuiabá e Várzea Grande. No ano passado, blitzes nas duas cidades resultaram em 772 autos de infração e 107 fragrantes, além da apreensão de 318 carteiras de habilitação e 93 veículos.

Em maio, foi anunciada a expansão da operação Lei Seca para Rondonópolis. Outras cidades serão contempladas com a ação ainda este ano: Sinop, Barra do Garças, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra e Cáceres. “Este é apenas o início de um trabalho de ampliação que vai abranger muitos outros municípios”, afirmou o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Rhaygino Setúba.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada da Sesp, major PM Rafael Dias Guimarães relatou que as operações têm um efeito de conscientização dos motoristas: com mais fiscalizações,a tendência é cair o número de flagrantes. “Os resultados são bons, mas precisamos avançar ainda mais”.

A integração entre as forças de Segurança municipal e estadual já é marca registrada das operações Lei Seca na capital. Em Rondonópolis não foi diferente. Participaram das ações a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec e Detran. Representantes do Gabinete Municipal de Apoio à Segurança Pública e da Secretaria Municipal de Trânsito também estiveram presentes na operação.

A ação teve ainda o reforço dos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e dos servidores da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Ao todo, 60 profissionais participaram da operação. “É fundamental dar continuidade na política de integração para reduzir índices de mortes e acidentes no trânsito”, disse o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada da Sesp.

A multa para o motorista que é flagrado dirigindo embriagado é de R$ 1.915,40. No momento do teste do bafômetro, o condutor que tiver índice de álcool no sangue superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido será preso, pagará multa, terá a CNH suspensa e responderá por crime. A pena é de detenção de seis meses a três anos.

Quando a quantidade de álcool for abaixo de 0,33mg/l, o condutor é autuado, tem CNH retida e paga multa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preso acusado de tentar assassinar companheira grávida no Médio Norte

Policiais militares de Diamantino (332 quilômetros ao Sul de...

Adolescente em MT suspeito de transportar mais de 20 cestas básicas para criminosos é detido

Policiais militares apreenderam um adolescente, de 16 anos, ontem...

Preso no Mato Grosso acusado de tentar esconder arma durante abordagem policial

Policiais militares do Batalhão Ambiental prenderam um idoso, de...
PUBLICIDADE