PUBLICIDADE

Secretário estadual pede reforço de tropas federais para tirar invasores de garimpo em MT

PUBLICIDADE

 O secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Rogers Jarbas, irá a Brasília solicitar junto aos Ministérios da Justiça e Defesa o apoio da Força Nacional e do Exército para a retirada dos criminosos que invadiram a Serra da Borda, em Pontes e Lacerda (região Oeste) em busca da extração de ouro. Além disso, a partir de hoje, a pasta encaminhará policiais militares e civis para reforçar a segurança no perímetro urbano. A Polícia Federal também anunciou o aumento do efetivo local.

Em reunião ontem à tarde, representantes das Polícias Rodoviária Federal (PRF), Civil, Militar, Federal, Corpo de Bombeiros e Ministério Público Estadual (MPE), discutiram sobre as possíveis estratégias para a retirada dos criminosos intitulados como “seguranças” e os homens que desempenham a função de garimpeiros na referida serra. Porém, a preocupação inicial das autoridades de segurança do Estado é ainda maior com relação ao aumento de roubos e furtos na cidade. “Como muitos homens estão vindo para Pontes e Lacerda e não conseguem subir a serra, a falta de dinheiro está fazendo com que eles se instalem na cidade e cometam crimes para se manterem”, explicou o delegado Gilson Silveira, que também participou da reunião.

De acordo com a Sesp, diante do que foi exposto no encontro, ficou decidido a princípio por três frentes de ação. A primeira será o reforço no quantitativo de policiais, especialmente do setor de Inteligência, para que a identificação dos criminosos seja feita o mais rápido possível. Além disso, o gestor da Sesp, juntamente com um representante do MPE irão até Brasília para cobrar a responsabilidade da União com relação a segurança da área.

Judicialmente o MPE e Ministério Público Federal (MPF) ingressarão com uma ação civil pública contra o Governo Federal para que este faça a incursão para manter o isolamento do local. As instituições também cobrarão judicialmente uma indenização ao município, pelos danos causados à cidade por falta de controle por parte da União.

Cerca de 30 homens fortemente armados chegaram na Serra da Borda acompanhados de aproximadamente 100 garimpeiros, um dia após o Natal. Eles renderam oito seguranças da mineradora que detém a autorização de exploração da área e colocaram fogo na caminhonete que estes utilizavam. Na última sexta-feira (30), os criminosos trocaram tiros com policiais militares que se deslocaram até o local, após denúncias de uma nova invasão. De acordo com as investigações, o trabalho de extração de ouro no local está intenso, pois no local há máquinas e ferramentas específicas para a mineração.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículo roubado em São Paulo é recuperado pela PM em Sinop

Um Jeep Renegade roubado na cidade de São Paulo...

Policiais penais impedem fuga de quatro detentos em presídio de Mato Grosso

Policiais penais frustraram uma tentativa de fuga de presos,...
PUBLICIDADE