Mais 782 crianças concluíram o curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD- e se formam amanhã. São alunos de 4ª séries de 9 escolas municipais de Sinop, que receberam aulas especiais com soldados da Polícia Militar em Sinop.
Nos últimos seis meses eles participaram de diversas atividades, recebendo lições sobre resistência às drogas e a violência, dinâmicas, treinamentos, entre outros. No mês de novembro dois, dos alunos participantes, foram sorteados e exerceram a função de comandante mirim da Polícia Militat na semana da criança.
Em Sinop o programa foi implantado em 2001, pela parceria entre a PM com a Prefeitura Municipal, e já trabalhou com mais de 5,5 mil crianças. Os trabalhos visam o auto-fortalecimento de se manter uma vida saudável, priorizando a questão da moral, bons costumes, civilidade, auto-estima, entre outros.
Também enfatiza noções básicas de cidadania e prevenir o uso de drogas nas escolas, e auxiliá-los a desenvolverem técnicas eficazes de resistência à violência. Casos de vandalismo e formação de gangues já estão fazendo parte do cotidiano das escolas, principalmente as públicas.
A solenidade de formatura contará com as presenças dos pais, professores e representantes da comunidade. Os alunos recebem um certificado de participação e fazem um juramento se comprometendo a ficar longe das drogas e da violência
O evento será no auditório da Unemat, às 19:30 horas.