PUBLICIDADE

Seminário vai aprovar Política da Educação Tecnológica de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Seis princípios básicos – a educação profissional e tecnológica como meio da inclusão social, articulação e integração com a educação básica, com a esfera de trabalho, ênfase a pesquisa como meio de fortalecimento da educação profissional e tecnológica e a valorização dos profissionais deste setor – estabelecem a base da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso.

Com a proposta de aprovar estes princípios será realizado na terça-feira, dia 1º de novembro, o Seminário de Validação da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica. O evento será das 8h30 às 17h30, no auditório da Secretaria de Estado de Administração (SAD).

A realização do seminário tem por objetivo confirmar a aprovação da política estadual que já foi submetida a 10 reuniões públicas regionais sob a coordenação dos Conselhos Estaduais de Educação (CEE) e de Ciência e Tecnologia (C&T).

A participação é gratuita e aberta para o público em geral e, em especial, direcionada para os representantes das instituições da área do Governo Estadual, das escolas públicas e privadas e dos centros de educação profissional e tecnológica de Mato Grosso.

Conforme explica Geraldo Grossi Júnior, superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da Secitec, concluída esta fase de validação do conteúdo do documento a fase seguinte será a constituição dos planos segundo os princípios assumidos nesta área da educação profissional e tecnológica com o consenso da sociedade. “Os dois primeiros estágios são da aprovação da política estadual e elaboração dos planos para a execução, ambos de responsabilidade social, o terceiro estágio é submeter às metas sugeridas ao plano plurianual (PPAs) e o quarto estágio, o encaminhamento do que vai ser executado nesta área de educação profissional e tecnológica ao plano de trabalho anual (PTAs)”, estes dois últimos já de responsabilidade institucional”, explica.

Em síntese, o acontecimento deste seminário apontará quais serão os princípios a serem aplicados em relação à educação profissional e tecnológica em Mato Grosso. O Estado prosseguirá cumprindo a sua parte que é o de dar continuidade ao que já vem sendo executado na área.

O representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec-MEC), Getúlio Marques Ferreira, apresentará um panorama da educação profissional no Brasil, em seguida, Ivone Maria Elias Moreyra, também da Setec-MEC e Gilsane de Arruda e Silva Tomaz, diretora regional do Senac de Cuiabá farão a análise da proposta de Educação Profissional e Tecnológica para MT e vão indicar eventuais sugestões para os últimos ajustes que sejam necessários para a aprovação final do documento.

Este documento tem por base os princípios da “Agenda Mato Grosso Mais Forte” e conforme interpretação da secretária de Ciência e Tecnologia, Dra. Flávia Nogueira, as políticas educacionais devem estar em sintonia com as mudanças sociais, com os desafios de inclusão e com as novas formas de reestruturação produtiva que, constantemente, reduzem o ciclo de vida dos produtos e das tecnologias, fato que força um contínuo reordenamento das ocupações no mundo do trabalho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Abertura de matrícula para novos alunos na rede estadual de MT é adiada; confira

Devido ao ponto facultativo decretado pelo governo do Estado...

MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026

A edição 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)...
PUBLICIDADE