PUBLICIDADE

Formação continuada dos professores é prioridade

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Educação investe na formação continuada dos profissionais da educação, por intermédio de palestras, seminários, cursos e capacitações. Atualmente 40% das escolas estaduais desenvolvem o projeto Sala do Professor, que visa à formação continuada desses profissionais na própria escola. Para tanto, a Seduc, por meio dos 12 Centros de Formação dos Professores (Cefapros), capacitou os coordenadores pedagógicos destas unidades.

O objetivo do projeto é proporcionar a formação durante a hora atividade, e com recursos do Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE). Em Cuiabá 13 escolas já implantaram a Sala do Professor. A meta é aplicar o projeto em mais 40% das unidades da rede neste ano. “O interessante é que cada escola elabora o seu projeto de acordo com a sua realidade. Os próprios professores se organizam em grupos de estudo e selecionam as suas prioridades, o que facilita as discussões metodológicas e políticas pedagógicas de cada unidade”, ressalta a secretária Ana Carla.

Outro projeto que visa à formação continuada dos professores é o TV Escola. Neste ano 163 unidades da rede estadual de educação receberão kits de antenas, que são formados por um receptor de satélite digital, um conversor/amplificador e um refletor parabólico. Esses equipamentos substituirão os antigos kits analógicos, que eram usados para a recepção do canal aberto TV Escola. Assim, os estabelecimentos escolares podem gravar os programas e os organiza-los em videotecas, que posteriormente são utilizados tanto para a formação dos professores, quanto para a ação pedagógica na sala de aula.

O Arara Azul, que prevê a formação continuada dos servidores técnicos e apoios administrativos da pasta, também faz parte do projeto Aprimorar. Iniciado no ano de 1998, o projeto oferece cursos básicos de Infra-Estrutura, Transporte e Nutrição Escolar para os servidores que são apoios administrativos; e cursos técnicos em Gestão e Comunicação para o atendimento de servidores técnicos em Administração Escolar.

Atualmente a Seduc está atendendo 800 profissionais de apoio administrativo nos cursos de Nutrição Escolar e Infra-Estrutura. Eles estão distribuídos nos pólos de Cáceres, Araputanga, Jauru, Pontes e Lacerda, Diamantino, Tangará da Serra, Sinop e Alta Floresta. As aulas dessas turmas terminarão em abril. Neste ano de 2005, a Secretaria abriu mais 800 vagas, que contemplarão profissionais que trabalham nos pólos de Cuiabá, Diamantino, Sinop, Cáceres, Rondonópolis e Barra do Garças.

A superintendente de Desenvolvimento e Formação, Mônica Agripina Botelho, revela que 400 vagas serão destinadas aos técnicos administrativos que farão um curso em Gestão e Administração Escolar. A outra metade (400) será destinada aos apoios administrativos, que poderão optar em fazer dois cursos: Nutrição Escolar e Infra-Estrutura. As aulas para esses servidores inscritos no projeto tiveram início no último dia primeiro de março. Cada turma de Arara Azul tem no máximo 36 integrantes. O término dos cursos para os apoios administrativos, que tem 440 horas aulas, está previsto para 21 de dezembro de 2005.

“Até o momento o governo do Estado já capacitou 4.555 servidores de um total de seis mil que atuam nas áreas de técnico e apoio administrativos. Com estas novas turmas, ficam restando apenas outros 477 profissionais, que deverão ser habilitados até o final de 2006”, finaliza a superintendente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Férias da rede estadual em Mato Grosso iniciam na próxima semana

As férias escolares nas 648 escolas da Rede Estadual...

Creche que atende 300 alunos será restaurada em Nova Mutum; R$ 1,4 milhão

A prefeitura fará, dia 18, concorrência pública para selecionar...
PUBLICIDADE