Depois de confirmado oficialmente como candidato a coordenador regional da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), campus de Sinop, o professor mestrando em ciências ambientais Natalício Pereira Lacerda já começa a definir os rumos da campanha. Conforme o candidato serão três planos com propostas: um para acadêmicos, outra para funcionários e a terceira para professores.
Natalício disse ao Só Notícias que um dos primeiros objetivos que devem ser cumpridos, caso eleito, é agilizar o processo de homologação da sede da universidade, que funciona em uma estrutura emprestada do município, embora o prefeito Nilson Leitão tenha oficializado, ano passado, a doação do centro educacional para ser sede própria da Unemat. “Esta questão já dura vários anos, e mesmo já tendo sido aprovado a doação da estrutura da escola para a universidade, nós ainda precisamos do recurso financeiro para a construção de uma escola para o município”, destacou.
“Buscaremos também, em apoio com a iniciativa privada, uma reforma geral nas salas de aula da universidade, para evitarmos aquele rodízio de turmas, ou seja, uma sala que tem melhores condições fica sendo ocupada por diversos cursos”, acrescentou. “Outro ponto que iremos defender para os acadêmicos é criação de uma biblioteca virtual, que pode facilitar o trabalho, além de buscarmos a expansão de nossa atual biblioteca”, destacou.
“Para os funcionários pretendemos investir na qualificação dos mesmos. Aqueles que ainda não têm curso superior devem buscar meios para a formação. Queremos evitar também a alta rotatividade de funcionários, ou seja, quando começam acostumar com um departamento são encaminhados para outros”.
Ainda segundo o candidato, uma parceria entre o poder privado e o público deve ser viabilizada também para a construção de uma creche, destinada aos filhos dos funcionários. “Queremos que os funcionários que deixam os filhos em casa tenham um local para deixar as crianças, e isso pode colaborar também para os acadêmicos de pedagogia, que poderiam usar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática”.
Ele propõe ainda a expansão do campus e dos núcleos educacionais, que hoje estão em Lucas do Rio Verde e Sorriso. “É preciso parceria com as prefeituras e já recebemos várias solicitações, mas quando o projeto chega em Cáceres ele não é aprovado. Precisamos investir nestas questões. Para que a nossa força seja maior, precisamos contar com a colaboração dos nossos representantes políticos do Nortão”, disse.
“A Unemat em Sinop era o segundo maior campus do estado, mas atualmente perdemos esta colocação, e estamos em terceiro. Para termos uma idéia, enquanto abrimos apenas dois novos cursos (biologia e engenharia civil), outras já colocaram mais e ampliaram mais o número de vagas. Ou seja, agora estamos em terceiro lugar, perdendo para Tangará da Serra”, concluiu.