sexta-feira, 14/junho/2024
PUBLICIDADE

Professores de escolas e creches de Sinop participam de capacitação

PUBLICIDADE

Os educadores da rede municipal de ensino participaram de um curso de capacitação em Sinop, com o psicólogo Miguel Chacon, que abordou o tema “deficiência física”. De acordo com o psicólogo, que trabalha na área há 23 anos, na Universidade Estadual de SP ,a maior dificuldade dos educadores é a aceitação. “Eles precisam visualizar a possibilidade de trabalhar de igual para igual com os deficientes” disse.

Esse é um trabalho de sensibilização, já que os professores precisam, além de formação especializada permanente, entender a realidade de cada portador de necessidades educacionais especiais. Segundo a coordenadora de Educação Especial do município, Jacinta Francio, o mercado está carente desses profissionais.

”O executivo tem procurado especializar os professores do município e investir na profissionalização da equipe, nossos alunos necessitam de professores capacitados” disse. Essa busca pelo conhecimento por parte dos professores demonstra “Esforço” uma das palavras chaves da palestra do psicólogo.

“Existe um atributo que deve ser valorizado pelo professor de deficientes físicos, em relação a seus alunos: o esforço, porque para o deficiente chegar a qualquer lugar ele precisa se esforçar mais que os outros e isso precisa ser valorizado e bem trabalho pelo educador” afirmou Chacon.

Outros assuntos como normas para adequação e adaptação dos locais públicos para atender aos deficientes também foram discutidos. Somente na rede municipal de ensino funcionam 18 salas de recursos e 01 classe especial, atendendo 177 alunos, inclusos no ensino regular, recebendo atendimento pedagógico especializados, em salas que estão assim distribuídas: 14 salas para Portadores de Deficiência Mental, 03 salas de Portadores de Deficiência Auditiva, 01 sala de portadores de Deficiência Visual, 01.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE