Representantes de professores de todo o Nortão devem se reunir hoje, em Cuiabá, para reivindicar mais uma vez melhorias para as escolas estaduais e melhores condições de salário. Os profissionais visitarão deputados e apresentarão um dossiê que retrata as principais deficiências das escolas e a pauta de reivindicações da categoria.
As visitas, segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), em Sinop, Cleufa Hübner, fazem parte do calendário de mobilizações do Sintep, que decidiu não paralisar as atividades este ano. Profissionais de todo o Estado estão fazendo as visitas aos parlamentares.
A categoria negocia reposição salarial de 16,36% desde o início do ano passado, quando paralisou o período letivo por 20 dias. Cerca de 15 mil alunos ficaram sem aulas nesse período. Este ano a decisão foi em não deflagrar a greve.
Além da reposição salarial os profissionais cobram melhorias nos prédios das escolas. No ano passado três escolas de Sinop passaram por reformas. Uma das mais cobradas foi a reforma na escola São Vicente de Paula, que ainda não foi concluída.
Em Sinop, são mais de 16 mil alunos que estudam nas 11 escolas estaduais. No próximo dia 26, todas as instituições paralisarão as atividades no Dia Nacional de Defesa das Escolas. Conforme Cleufa Hübner, a mobilização é feita em todo o país em forma de protesto por melhorias na educação brasileira.