A Secretaria Municipal de Educação e Cultura através do Setor de Nutrição e Alimentação Escolar – SNAE promoveu na tarde ontem, dia 01 de março, um encontro com as merendeiras da rede municipal de ensino. Na ocasião foi definida a programação das atividades no ano de 2006, onde será dada ênfase às oficinas de capacitação.
Segundo a nutricionista da secretaria, Angelina Curbani, a intenção é proporcionar a troca de experiências entre as merendeiras e promover discussões para a execução do projeto de educação nutricional. “Durante o processo de capacitação elas irão aprofundar conceitos básicos sobre ética, postura profissional, discutir e aprofundar conhecimentos sobre a qualidade nutricional dos alimentos”, disse.
De acordo com Angelina, as oficinas vão acontecer mensalmente e o objetivo é inovar e atualizar o setor de nutrição do município. “As atividades serão precedidas de aulas expositivas teóricas com a orientação do profissional nutricionista responsável pelo programa da merenda, visando o atendimento satisfatório à comunidade escolar”, explica.
No primeiro dia de atividades, realizado ontem, foram apresentadas merendeiras que passaram a integrar o quadro funcional, assim como as discussões em torno das propostas de rotinas de trabalho. As oficinas em 2006 baseiam-se nos seguintes temas: histórico da alimentação escolar, cuidados com os alimentos, alimentação saudável, apresentação do projeto de educação nutricional, elaboração de fantoches, cartazes, teatro e receitas.