PUBLICIDADE

Seduc e Unemat realizam debates sobre educação do campo

PUBLICIDADE

Discutir as políticas públicas voltadas para a Educação no Campo. Esse será um dos temas abordados no 1º Seminário de Educação do Campo, que ocorrerá entre os dias 23, 24 e 25 de fevereiro. O evento é realizado em parceria entre a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), além de outras entidades ligadas ao setor.

Também na ocasião, paralelamente, será realizado o II Seminário de Análise do Discurso da Unemat de Sinop; e as Atividades do Fórum Permanente para Construção das políticas públicas para a educação do Campo de Mato Grosso.

Na segunda-feira (13), durante uma reunião com os membros do Comitê Estadual de Educação do Campo, a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Darsie, disse que chegou a hora de arregaçar as mangas e, se for preciso, trabalhar 24 horas por dia para que a educação do campo aconteça de fato.

“É necessário que o grupo continue integrado. Para isso, vamos disponibilizar o apoio logístico da Seduc e do Centro de Atualização e Formação dos Professores (Cefapro) de Sinop para a realização desse evento”, acrescenta a secretária Adjunta.

A reunião também discutiu a recomposição do comitê permanente inter-institucional, que já vem debatendo a educação do campo, cujo objetivo é propor, acompanhar e avaliar as políticas públicas do campo. Participarão do comitê representantes de 18 instituições.

Para a construção das políticas públicas para a educação do campo, junto com as instituições e sociedade civil organizada, a Seduc está fazendo um levantamento da situação das escolas localizadas nas zonas rurais, entre estrutura, demanda de alunos e professores. “Tudo isso será debatido neste seminário junto as instituições, precisamos resgatar o ensino do campo, para proporcionar a qualidade da educação”, definiu Marta Darsie.

Além da Seduc, as secretarias de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder); e Ciência e Tecnologia (Secitec) compõem o grupo. Também fazem parte do grupo as seguintes entidades educacionais: Conselho Estadual de Educação (CEE), Conselho Estadual Indígena (CEI); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); e Sindicato dos Profissionais da Educação (Sintep).

O grupo ainda é composto por entidades ligadas ao setor rural como: A Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri), Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), Movimento por Atingidos por Barragens (MABE), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Grupo da Consciência Negra (Grucon), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento das Mulheres Camponesas (MMC) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Resultado do Enem será divulgado dia 16

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Peixoto investirá em dois novos ônibus para transporte escolar

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (196 quilômetros de...
PUBLICIDADE