PUBLICIDADE

Para Sintep, municipalização da Educação é fuga de responsabilidade

PUBLICIDADE

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) critica a municipalização da Educação, defendida pelo governador Blairo Maggi, na tarde de segunda-feira, como a saída para solucionar os problemas do ensino público estadual. O presidente do Sintep, Gilmar Soares Ferreira, considera que a educação no Estado precisa apontar saídas para um regime de colaboração entre as esferas estadual e municipal, não transferindo somente aos municípios a responsabilidade do ensino público de qualidade. “Essa proposta pode ser uma fuga da responsabilidade do Estado de financiar a educação”, completa.

Gilmar considera as discussões precipitadas, já que caminham para a descentralização junto ao Governo, o que não significa que haverá participação estadual no sistema educacional. “Não é que faltem mecanismos para se discutir a municipalização, mas às vezes ela tem sido discutida de modo enviesado”, analisa.

Segundo Ferreira, é válido lembrar que no âmbito da arrecadação, os municípios são aqueles que menos usufruem das transferências, o que comprometeria ainda mais a qualidade do ensino, já que minimizariam os repasses. “A municipalização não pode ser feita no afã de uma suposta solução dos problemas no Estado”, pontua.

O presidente do Sintep/MT recorda da tentativa de municipalização ocorrida durante o governo Fernando Henrique Cardoso, através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef). A iniciativa provocou uma corrida desenfreada de cadastro dos municípios, mesmo muitos não apresentando as mínimas condições para atender os requisitos. “Essa situação provocou defasagens entre as redes municipal, estadual e federal”, lembra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Férias da rede estadual em Mato Grosso iniciam na próxima semana

As férias escolares nas 648 escolas da Rede Estadual...

Creche que atende 300 alunos será restaurada em Nova Mutum; R$ 1,4 milhão

A prefeitura fará, dia 18, concorrência pública para selecionar...
PUBLICIDADE