quarta-feira, 1/maio/2024
PUBLICIDADE

Ministério aponta estratégias de estímulo à exportação

PUBLICIDADE

A necessidade de repassar informações para os micro e pequenos empresários foi apontada pelo Coordenador do Programa de Apoio à Exportação do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Sérgio Nunes, como a primeira medida a ser tomada para o estímulo à exportação. “Informação é o básico para o empresário sentir segurança para exportar”, garante Sérgio Nunes, que esteve ministrando a palestra Cultura Exportadora, durante o Seminário de Comércio Exterior, realizado na sexta-feira (06-05), no Hotel Paiaguás pela Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), em parceria com o MDIC.

Segundo o coordenador, as médias e grandes empresas vêem o comércio exterior como uma oportunidade lucrativa de negócios. Já o micro e pequeno empresário analisa a exportação como um negócio com muitos trâmites burocráticos.

“O Seminário promovido pelo Governo do Estado em parceria com o MDIC serviu para divulgar os vários mecanismos para inserção das pequenas e médias indústrias no comércio exterior”, disse Sérgio Nunes.

Dados do MDIC revelam que do total exportado em 2003 pelas empresas, 0,2% são micro indústrias, 2,2% são pequenas, 3,6% são micro e pequenas empresas especiais, 15,4% são médias e 78,6% são grandes indústrias.

Ao comentar sobre a participação de Mato Grosso no Comércio Exterior, Sérgio Nunes afirmou que o cenário regional é extremamente positivo, mas existe grande concentração e poucos produtos. Ao falar sobre grande concentração, Sérgio Nunes se refere ao fato da soja representar 73,04% da pauta de exportação mato-grossense, seguida pelo algodão (6,47%), madeira (5,92%), milho (5,91%) e carne com 5,46% de participação.

Durante a explanação, Sérgio Nunes apresentou o site www.portaldoexportador.gov.br, onde os empresários podem ter acesso a todas as informações sobre os programas desenvolvidos pelo MDIC para o fomento do Comércio Exterior.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores vai até 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...

Contribuintes em MT devem aderir ao Refis Extraordinário para negociar débitos com desconto

Os contribuintes com débitos relativos ao Imposto sobre Circulação...

Pesquisa de entidade mato-grossense aponta aumento no nível de confiança do empresário

Com oscilação de quase 2 pontos observados nos últimos...

Aprovado projeto de ponte para passagem de ferrovia entre Mato Grosso e Goiás

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou hoje...
PUBLICIDADE