sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

Homens são mais caloteiros que mulheres, aponta levantamento

PUBLICIDADE

Os homens foram mais inadimplentes do que as mulheres entre janeiro e fevereiro deste ano. Segundo levantamento da Telecheque, 54% dos que deixaram de pagar dívidas no período são do sexo masculino, contra 46% do feminino.

O descontrole financeiro dos brasileiros, principal motivo da inadimplência, é maior entre os homens. De acordo com a pesquisa, do total de homens consultados, 39% indicam o descontrole das finanças como a principal causa da inadimplência, justificativa que é dada por 37% das mulheres.

A maioria dos homens inadimplentes é casado (48%). Entre as mulheres, as casadas e solteiras apareceram empatadas, cada grupo com 44% de respostas.

“Entre os homens, o segmento com maior inadimplência foi o de postos de gasolina, responsável por 20% do total, o que pode ser explicado pelo próprio perfil de consumo masculino. Já entre as mulheres, o destaque ficou com confecções (23%), segmento em que as mulheres tendem a estar mais a frente das compras e onde ocorrem mais compras por impulso”, diz José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque.

Entre os entrevistados de ambos os sexos, 16% afirmaram ser inadimplentes devido ao atraso salarial, seguido do “empréstimo do nome” (12%).

O ato de “emprestar o nome” para amigos ou conhecidos nas compras no varejo também é bem comum entre os inadimplentes. No ranking geral, ele aparece como o terceiro motivo que leva à inadimplência. Em quarto lugar aparecem, empatados, o desemprego e o depósito de pré-datados antes do prazo combinado, com 6% das respostas.

Segundo a pesquisa da Telecheque, a inadimplência está mais concentrada entre os consumidores com menos de 30 anos, 31% dos casos, e com compras de até R$ 200, 70% dos casos. O menor índice de inadimplência aparece nas compras acima de R$ 1000, apenas 2%.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Diamantino contratam 511 funcionários e em Nova Mutum 63

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 511 vagas de...

Principal aeroporto de MT tem mais um mês de queda no número de passageiros

Passaram pelo Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, no...

Mato Grosso tem 25 mil contratações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com...

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores termina 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...
PUBLICIDADE