quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Aposentados de Sinop estão revoltados com o novo aumento de remédios

PUBLICIDADE

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou ontem um novo aumento de 7% nos medicamentos no próximo dia 31. Mas esse aumento é maior do que o aumento de 5%, em maio, no valor do benefício que os aposentados recebem.

Em Sinop há cerca de 4,5 mil aposentados e pensionistas, estes gastam em média 40% do dinheiro que recebem, na compra de medicamentos. Hoje esse valor passa de R$ 100 por mês. “Sem contar que têm alguns aposentados que gastam todo o benefício em remédios”, disse ao Só Notícias, o presidente da associação de aposentados de Sinop, Isaltino Carlos Almeida.

Segundo ele, esse aumento é uma grande injustiça e a única coisa que os aposentados têm a fazer é se revoltarem calados. “Sempre que se anuncia um aumento do salário mínimo, faz-se isso 4 ou 5 meses antes da data em questão. Quando o aumento realmente acontece, os preços de todas as outras coisas também já subiram. Na minha opinião não se deveria anunciar com tanta antecedência o reajuste salarial, porque senão vai ser sempre assim. Quando a classe mais desfavorecida pensa que vai ter uma renda maior, já tem que gastar mais com os novos preços. Ninguém pensa em aumentar o valor do auxílio aos aposentados e esses têm que gastar cada vez mais com medicamentos”, disparou.

Segundo a Anvisa, o reajuste nos medicamentos é por causa dos índices diferentes, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que são com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), este ficou 7,39% nos últimos 12 meses.

As aposentadorias, são reajustadas com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que nos últimos 12 meses, acumulou somente 5,91%. No ano passado, a taxa de inflação ficou em 6,69%, e os remédios tiveram reajuste autorizado de 6,2%. A agência regula o preço de 15 mil medicamentos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE