PUBLICIDADE

Utilização da pecuária na 3ª safra é discutida hoje na Expolucas

PUBLICIDADE

O aproveitamento das lavouras da safrinha para o fortalecimento da pecuária será debatido hoje, em Lucas do Rio Verde, durante o ciclo de palestras da 18ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Lucas do Rio Verde – Expolucas. Os produtores do município e região terão a oportunidade de obter conhecimentos sobre a pecuária como atividade econômica na 3ª safra.

O presidente da feira, Joci Picini, destaca que Lucas do Rio Verde, campeão brasileiro na produção de milho safrinha, está caminhando para a diversificação da economia e deve aproveitar seus terrenos com a pecuária. O sistema intregrado da lavoura-pecuária compreende a primeira safra com a cultura da soja, a segunda safra em sistemas consorciados com culturas de milho, sorgo ou girassol implantadas juntamente com brachiarias para formação da pastagem, que geram a terceira safra, com o gado em sistema de semi-confinamento no período da seca.

A superintendente da fundação, Dora Ceconello, disse ao Só Notícias/Agronotícias, que os resultados dependerão de planejamento e acompanhamento técnico e o uso de tecnologias já testadas e adequadas para a região. “O primeiro ano de avaliação mostrou forte tendência de viabilidade deste sistema, que além de proporcionar redução de custo com fertilizantes e herbicidas para a cultura da soja, possibilita agregação de valores a produtos locais como milho, sorgo, girassol, caroço de algodão, milheto e resíduo de soja, além da utilização das terras no período da seca, gerando uma receita em um período de ociosidade sem concorrer com as cultivos tradicionais”, completa.

Estes temas serão abordados hoje à tarde. Amanhã de manhã os produtores poderão participar de um dia de campo, na Fundação Rio Verde, em que serão mostrados os trabalhos de formação de culturas consorciadas, semi-confinamento e confinamento bovino, também serão realizadas palestras sobre a pecuária de corte e mercado de carne.

O ciclo de palestras começa às 13h30 horas, no pavilhão do Algodão, e prossegue amanhã, com temas voltados a produção suinícola e avícola.

Programação:
13h30 – Inscrições
14h – Formação de Culturas Consorciadas para integração Lavoura Pecuária ( Eng. Agr. MSc. Fitotecnia Clayton Giani Bortolini – Fundação Rio Verde)
15h – Nutrição de Bovinos Semi-Confinados (Zoot. MSc. Luis Keplin – Brasil Keplin Consultoria Ltda.)
16h15 – Intervalo
16h30 – Integração Lavoura Pecuária (Dr. Armindo Kischel Pesquisador da Embrapa Gado de Corte e Consultor em Agropecuária)
17h45 – Debate
20h30 – Rodeio
21h – Bingo
00h – Baile no Ginásio Pimpão – Grupo Recanto e Banda Liverpool

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio de combustíveis volta a subir em Sinop; óleo diesel baixa

O levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural...

Colíder tem vagas de empregos com alguns salários de até R$ 4,5 mil

Empresas e indústrias no município divulgaram 37 novas ofertas...

Empresas em Sinop contratam mais de 290 profissionais em diversos setores

Empresas e indústrias sediadas em Sinop iniciaram a semana...

Maior lago ornamental do Brasil está em condomínio de luxo em Sinop

Sinop acaba de ganhar um marco inédito no mercado...
PUBLICIDADE