PUBLICIDADE

Cidadãos já podem trocar latas e garrafas por desconto na fatura de energia

PUBLICIDADE

A população já pode trocar latinhas de alumínio e garrafas PET por bônus a serem descontados na fatura de energia elétrica. O governador Blairo Maggi, os representantes da empresa Aleris Latasa e do Cempre (Compromisso Empresarial para e Reciclagem), da Rede Cemat, e da rede de supermercados Modelo abrem oficialmente, nesta quinta-feira, às 9h, o início das trocas dos reciclados pelos bônus do Vale Luz, cujo primeiro posto de coleta e troca funcionará no supermercado Modelo do Coxipó, localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa.

O objetivo é reduzir o impacto poluente dos resíduos sólidos na natureza, principalmente nos rios e córregos e agregar valor econômico às famílias de baixa renda, uma vez que a coleta de latas e garrafas PET e entrega destes produtos nos postos de troca possibilitarão bônus, que serão abatidos no valor final da conta de energia.

O sistema é simples: a pessoa leva a latinha ou a garrafa PET, pesa nos postos de coleta e recebe na hora um ticket com o valor do bônus, que será abatido na fatura da conta de luz. O quilo da latinha custará em média R$ 2,50 e do PET aproximadamente R$ 0,12.

Inicialmente, os cidadãos poderão realizar a troca dos recicláveis somente no supermercado Modelo do Coxipó, localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, posteriormente todas as outras lojas da rede de supermercados efetuarão a troca. O pagamento da conta de energia com o bônus também terá que ser feito nos supermercados da rede Modelo, pois a Rede Cemat ainda trabalha para expandir o sistema para outros postos conveniados.

O Vale Luz integra o programa “Sócio-Ambiental Reciclar”, que desde 2003 vem sendo formatado no Estado e tornou-se realidade com a implantação e operacionalização há aproximadamente seis meses do Centro de Capacitação e Reciclagem. O centro funciona no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, e foi viabilizado graças a parceria entre o Governo do Estado, a empresa Aleris Latasa, o Cempre (Compromisso Empresarial para e Reciclagem) e contou ainda com a intermediação do deputado estadual Carlos Brito.

O cidadão que desejar participar do projeto Vale Luz, mas destinar o bônus para alguma instituição filantrópica também poderá fazê-lo. As instituições interessadas em participar deverão procurar a Setecs para se credenciarem no projeto. Desta forma, o cidadão que trocar a garrafa PET ou latinha de alumínio poderá repassar o bônus recebido para benefício de uma instituição filantrópica, contribuindo em um projeto social. Os presidentes de bairros e as lideranças comunitárias serão os mobilizadores nas comunidades e auxiliarão o Governo na divulgação do Vale Luz, incentivando, principalmente, as famílias de baixa renda a coletar os recicláveis e realizar a troca pelo bônus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Potencialidades de Mato Grosso são apresentadas em Fórum na China

Mato Grosso foi destaque na 2ª reunião de Cooperação...

Empresas de Lucas do Rio Verde ofertam vagas para assistentes, supervisores, pedreiros e mais setores

Empresas no município estão contratando 69 colaboradores, com auxílio...

Seis frigoríficos de Mato Grosso são habilitados a exportar carne bovina para a Indonésia

A Indonésia oficializou a habilitação de 17 frigoríficos do...
PUBLICIDADE