Quando a Prefeitura de Sorriso lançou o Refis, programa de refinanciamento de dívidas do município, esperava uma adesão bem maior por parte dos contribuintes, mas dos 800 devedores, apenas cerca de 130 já procuraram o setor de tributação para renegociar os débitos.
A prefeitura acredita que hoje a procura deve aumentar, uma vez que é o último dia para adesão ao programa. O bolo de dívidas chega a R$ 6,3 milhões. Desse montante, a maior parte é de ISS’s (Imposto Sobre Serviço), seguidos do IPTU, contribuições de melhoria e alvarás e outros tributos.
A Secretaria de Planejamento e Finanças destacou que não há possibilidade de prorrogar o prazo e frisou que quem não procurar a prefeitura terá o processo encaminhado para o fórum e a Justiça poderá até determinar que os bens dos devedores vá a leilão.
Os débitos que podem ser refinanciadas são os que venceram até 31 de dezembro de 2004. Com o Refis, as multas ou juros serão abatidos em até 100% de acordo com a forma de pagamento. Em cota única, o desconto é de 100%, em três parcelas, o desconto cai para 90% e em seis vezes, 80%. Com parcelamento em um ano a amortização é de 70%, caindo para 60% em 18 meses. As multas são cortadas pela metade no caso de parcelamento em 24 vezes e 25% em 30 vezes.