PUBLICIDADE

Ager conclui fiscalização na Cemat mas resultados ainda não saíram

PUBLICIDADE

A Ager (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso), em parceria com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), conclui o processo de fiscalização na Centrais Elétricas Mato-grossense S/A (Cemat). A fiscalização em diversos setores da empresa teve início em outubro de 2005.

Os técnicos da Ager e Aneel fiscalizaram o cumprimento das metas de 2005 do Programa de Universalização e do Programa Luz Para Todos, que previa levar energia elétrica a 19 municípios de Mato Grosso. Além disso, foram fiscalizados 26 itens referentes ao equilíbrio econômico e financeiro do contrato de concessão, investimentos em programas de pesquisa e desenvolvimento de eficiência energética, o plano de obra da concessionária, a qualidade da prestação de serviços de eletricidade, ressarcimento de danos e o prazo no atendimento ao usuário.

“A Ager e Aneel buscam com essas fiscalizações garantir à população das áreas urbana e rural qualidade nos serviços prestados”, destacou a presidente da Ager, Márcia Vandoni, acrescentando que essa fiscalização é um procedimento normal e contínuo.

De acordo com a presidente, com o término da fiscalização, o próximo passo é ultimar os relatórios de cada item fiscalizado. No caso da fiscalização financeira da empresa, o relatório final ficará ao encargo da Aneel. A previsão é de que até o final de janeiro os relatórios sejam apresentados e encaminhados à concessionária, para devidas providências, caso exista alguma irregularidade. Após receber o relatório, a concessionária tem o prazo de 15 dias para se manifestar.

A fiscalização também foi realizada em 61 empreendimentos de geração de energia no Estado, sendo 30 usinas térmicas em operação, 16 pequenas centrais hidroelétricas em operação e 15 empreendimentos energéticos que estão em fase de construção autorizada pela Aneel.

Programas

Até 2013, o programa de universalização da Cemat deveria atingir todos os consumidores da concessionária no Estado. Na área rural este prazo foi antecipado para 2008, por meio do Decreto n° 4.873, de 11 de novembro de 2003, e será estendido também para área urbana por meio de resolução da Aneel. A partir do momento em que o acesso for garantido, o atendimento a novas ligações passará a será imediato. A distribuidora atende cerca 750 mil unidades consumidoras em Mato Grosso.

O programa Luz para Todos foi criado pelo Decreto nº 4.873/03 com o objetivo de fornecer recursos para a realização de cerca de 2 milhões de novas conexões elétricas no meio rural, beneficiando 8 milhões de pessoas. É coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, com apoio da Eletrobrás. A universalização de atendimento é prevista pela Lei nº 10.438/02 e tem o objetivo de garantir o acesso à energia elétrica, inclusive no meio urbano, a todos os brasileiros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE