PUBLICIDADE

Lucas R. Verde começa 5ª vacinação de 1,6 milhão de animais contra aftosa

PUBLICIDADE

Municípios do Nortão dão a largada, nesta quinta-feira, a mais uma campanha de vacinação contra febre aftosa. É a terceira etapa do ano, em que devem ser imunizados todos os animais. A vacinação é obrigatória e, caso fique irregular, o pecuarista será multado e ainda impedido de comercializar o rebanho dentro e fora do Estado.

A regional de Lucas do Rio Verde, que engloba 14 municípios da região, possui o maior rebanho. A meta é vacinar 1,4 milhão de cabeças, dessas, 712 mil em Juara, informou o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea). Sinop também pretende ultrapassar os números do ano passado, quando imunizou 660 mil animais, em toda a regional.

O prazo para vacinação acaba no dia 30 de novembro, mas, os pecuaristas terão até 10 de dezembro para declarar a imunização de seus rebanhos ao Indea. Fiscais também acompanharão a vacina em diversos pontos, principalmente em comunidades e assentamentos de difícil acesso.

Mesmo não sendo contagiosa ao ser humano, a vacinação contra a doença é uma das exigências para que a carne do Estado seja comercializada em outros países. Ela é altamente contagiosa entre os animais causando elevados prejuízos em casos de contaminação.

As doses poderão ser adquiridas, em média, a R$ 1,25.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio da cesta básica em Sinop tem 3ª queda consecutiva

O relatório mensal do levantamento de preços dos alimentos,...

Sinop: inflação tem recuo impulsionado por habitação, transporte e alimentação

A taxa de inflação medida pelo Índice de Preços ao...

Sinop: 56% dos empresários não pretendem realizar ação de vendas no Dia das Crianças, aponta relatório

Relatório do centro de informações socioeconômicas da Unemat, encomendado...
PUBLICIDADE