quarta-feira, 29/maio/2024
PUBLICIDADE

Sinop: convênio viabiliza produção de frutas e legumes para indústria

PUBLICIDADE

O prefeito Nilson Leitão e secretário Municipal de Agricultura Afonso Teschima Júnior, assinam na terça-feira (17) convênio com a Indústria Carpello e um banco para o Programa de Fruticultura do município. O programa atenderá, a longo prazo, cerca de 500 famílias de pequenos produtores que ganharão as mudas, projetos, acompanhamento e assistência técnica da Secretaria de Agricultura (SMA).
O banco fará os empréstimos para iniciarem a produção e a Indústria Carpello firmará os contratos para comprar pepino, palmito, cebola e outros produtos.

“Para nós, é um grande passo poder adquirir toda a nossa matéria prima aqui, já que precisamos buscá-la em outras cidades como Nova Bandeirantes, por exemplo. Se tivéssemos produtores aqui isso facilitaria o trabalho da indústria e com certeza geraria mais empregos”, disse o empresário Daniel Brolese, da Carpello, que está vendendo sua produção para diversos estados brasileiros.

A Secretaria de Agricultura já adquiriu as sementes que foram cultivadas no Viveiro Municipal. São mais de 10 variedades de frutas como abacaxi, acerola, açaí e graviola. Junto com o programa de fruticultura também está sendo desenvolvido o projeto para a viabilização da produção de pupunha. Com isso, a prefeitura passa a oferecer novas alternativas para os pequenos produtores trabalharem com a agricultura familiar.

“Queremos mostrar aos produtores que todas essas culturas são viáveis e que nós da secretaria estaremos a disposição deles. Aqui eles terão as mudas, apoio técnico, local para comercializar e incentivos financeiros. Por isso acreditamos no sucesso do projeto” finalizou Teschima.

A secretaria está fazendo um levantamento para verificar de que forma essas mudas serão repassadas aos pequenos produtores.

(Atualizada às 09:50hs)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Valor da cesta básica volta a subir em Sinop e chega a R$ 798; carne sobe 18%

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Bancos não terão atendimento presencial ao público no feriado de Corpus Christi

As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial...
PUBLICIDADE