PUBLICIDADE

OAB diz que Super-Receita é inconstitucional

PUBLICIDADE

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, criticou nesta quarta-feira a aprovação final na Câmara dos Deputados o Projeto da Super-Receita, que cria a Secretaria da Receita Federal do Brasil. Segundo ele, o conselho da OAB considerou, por unanimidade, inconstitucional

O órgão vai fiscalizar a cobrança de impostos e da contribuição à Previdência Social, tarefas anteriormente delegadas à Secretaria da Receita Federal e à Secretaria de Receita Previdenciária. A lei segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Britto afirmou que normas legais envolvendo finanças públicas, de gestão patrimonial, orçamentária e financeira só podem entrar no ordenamento jurídico por meio de lei complementar.

Com esse entendimento, tanto o projeto de lei ordinária quanto a medida provisória (do ano passado) perdem a validade de questionados do Supremo Tribunal Federal (STF).

“(O projeto) padece de inconstitucionalidade de ordem formal por invadir o âmbito de abrangência da matéria reservada exclusivamente pela Constituição ao legislador complementar”, disse Britto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio da cesta básica em Sinop tem 3ª queda consecutiva

O relatório mensal do levantamento de preços dos alimentos,...

Sinop: inflação tem recuo impulsionado por habitação, transporte e alimentação

A taxa de inflação medida pelo Índice de Preços ao...

Sinop: 56% dos empresários não pretendem realizar ação de vendas no Dia das Crianças, aponta relatório

Relatório do centro de informações socioeconômicas da Unemat, encomendado...
PUBLICIDADE