PUBLICIDADE

Alta Floresta vai imunizar 158 mil animais contra aftosa

PUBLICIDADE

Rebanhos de todo o Nortão, com até um ano, devem ser imunizados, a partir desta quinta-feira, contra febre aftosa. Esta é a primeira etapa da vacinação realizada no ano. Em Alta Floresta, a estimativa do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) é que 158 mil bezerros recebam a vacina.

O instituto está fazendo uma pré-campanha e visitando cerca de 100 propriedades, para alertar os pecuaristas sobre a vacinação, que deve ser feita até 28 de fevereiro. O trabalho é intensificado nas fazendas em que não foi confirmada a imunização na última etapa, em novembro.

Os produtores também são orientados a declarar ao Indea após os animais serem vacinados. Para isso foi estipulado o prazo até 10 de março. Quem não informar o instituto será vistoriado e, caso não tenha feito a vacina, penalizado. Além de multa terão as guias para transporte suspensas até a confirmação da imunização, que deverá ser feita com o acompanhamento de fiscais.

No mês de maio devem ser imunizados animais com até dois anos e, em novembro, todos os rebanhos. A confirmação da doença na Bolívia também deve alertar muitos pecuaristas para a vacinação. Há 11 anos que Mato Grosso não registra focos de aftosa. O último foi em Colíder (160 km de Sinop), em 1996.

Mesmo assim, o Estado também sofreu com a ocorrência da doença no Mato Grosso do Sul e no Paraná, no ano retrasado. Alguns países embargaram a carne brasileira e o setor enfrentou queda nas vendas e preços.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colíder tem vagas de empregos com alguns salários de até R$ 4,5 mil

Empresas e indústrias no município divulgaram 37 novas ofertas...

Empresas em Sinop contratam mais de 290 profissionais em diversos setores

Empresas e indústrias sediadas em Sinop iniciaram a semana...

Maior lago ornamental do Brasil está em condomínio de luxo em Sinop

Sinop acaba de ganhar um marco inédito no mercado...

Indústrias sinopenses chegam a R$ 6,7 bilhões em produtos exportados; China é cliente principal

Indústrias do agronegócio sediadas em Sinop alcançaram 6,8% de...
PUBLICIDADE