PUBLICIDADE

Distribuidores voltam a cobrar do governo de MT redução da alíquota sobre o diesel

PUBLICIDADE

Representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas (Sindimat), da Associação dos Transportadores de Cargas de Mato Grosso (ATC) e de distribuidoras de combustíveis voltaram a debater com o governo estadual a possibilidade de redução da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para o óleo diesel.

O secretário de Fazenda, Eder Moraes disse que é preciso esgotar todas as discussões para evitar perdas de receita aos cofres estaduais. Uma das alternativas para compensar a queda de arrecadação seria o comprometimento dos segmentos econômicos de aumentar o consumo do óleo diesel. A condição para essa redução, segundo o secretário, seria a assinatura de um termo de ajustamento de resultado, no qual as grandes empresas de todos os segmentos se comprometeriam a aumentar o consumo do diesel para compensar a perda de arrecadação na atividade.

“Sem a assinatura do termo de compromisso por parte dos grandes consumidores e de todas as distribuidoras, especialmente a Distribuidora Alvo, que congrega a Petrobras e a Ipiranga, responsáveis por mais de 60% da distribuição, não tem como avançarmos na questão. Com o aumento do consumo, o Estado terá como compensar parte das perdas em cima da alíquota menor”, argumentou Eder Moraes.

Os segmentos econômicos pleiteiam a redução da alíquota do ICMS do óleo diesel de 17% para 12%, percentual praticado na maioria dos Estados circunvizinhos a Mato Grosso, como Goiás e Mato Grosso do Sul. Por conta da alíquota menor nesses Estados, os caminhoneiros que trazem cargas para Mato Grosso ou transportam para outras unidades da federação e regiões têm instalado tanques suplementares nos veículos para não precisar abastecer em postos no território mato-grossense.

O secretário de Fazenda explicou que a equipe técnica do órgão estuda maneiras de viabilizar a alteração da alíquota, sem provocar desequilíbrio nas contas públicas do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Moradora de Mato Grosso vence reality show nacional com projeto de empreendedorismo periférico

Com 66,53% dos votos, a empreendedora mato-grossense, Diela Nhaque,...

Fluxo de passageiros deve subir 12% no aeroporto de Sinop no fim de ano

Aproximadamente 20 mil embarques e desembarques são esperados no...
PUBLICIDADE