PUBLICIDADE

Nortão: falta de papel no Indea atrasa transporte de madeiras

PUBLICIDADE

Mais uma situação vexatória para o governo mato-grossense também causa prejuízos para indústrias madeireiras na região Norte. Os madeireiros em Sinop estão passando mais transtornos para conseguirem guias de classificação de madeiras que foram vendidas e precisam ser transportadas para outras regiões. Conforme uma fonte de Só Notícias, cerca de 15 carretas ficaram paradas ontem em frente ao Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) por falta de papel formulário para impressão dos dados. “Ninguém do órgão sabe informar quando será regularizado”, disse um madeireiro. Só Notícias entrou em contato com a unidade local do órgão e a atendente alegou desconhecer o caso.

O impasse gerado pela falta de papel pode ocasionar problemas com compradores, por exemplo. A madeira parada nos caminhões deveriam estar em viagem para cumprir os prazos de entrega, principalmente as destinadas às exportações. As empresas locam espaços nos navios e pagam por isso. Se a carga não chegar o navio vai embora e os madeireiros ficam no prejuízo.

Outra dificuldade acontece se vencer o prazo de seis dias da Guia Florestal (GF), necessária para transportar a carga. Caso a demora ultrapassar o prazo o madeireiro tem que cancelar os documentos para emitir outros. Os industriais do setor informam que o processo de cancelamento de GF (se for o caso) é mais burocrático que para emissão.

Em menos de 10 dias, é a terceira vez que encontram problemas para ‘despachar’ a carga. No dia 17 houve atraso para emissão da documentação, formando fila de até 25 caminhões no local. Nos dias 18 e 19, os servidores estavam em greve e novamente a madeira não pode ser classificada.

Outro lado
O Indea informou, nesta sexta-feira de manhã, que o problema está solucionado.

(Atualizada às 10:08hs).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Indústrias de Alta Floresta chegam a R$ 1,2 bilhão em produtos exportados

Indústrias do agronegócio sediadas em Alta Floresta (300 km...

Sorriso é polo de programa “Padaria Artesanal” do governo

Sorriso foi oficializada como polo do Programa Padaria Artesanal,...

Exportação de carne de Mato Grosso tem leve alta; Russia compra mais que EUA

As exportações de carne bovina mato-grossenses, mês passado, se...
PUBLICIDADE