PUBLICIDADE

Criada câmara do setor moveleiro em Sinop

PUBLICIDADE

As indústrias de móveis de Mato Grosso conseguem comercializar seus produtos só para 10% do mercado local. Mudar esta realidade e se tornar um fornecedor de móveis para Mato Grosso e região é o grande desafio dos empresários do setor. Em algumas regiões, o segmento vem se organizando e desenvolvendo ações importantes rumo a este melhor posicionamento. Uma delas é a criação da Câmara Setorial Moveleira (CSM), em Sinop e que integra a Associação Comercial e Empresarial da cidade (Aces). Criada em novembro de 2007 e hoje com 20 associados, tem como missão organizar o setor para que tenha maior representatividade, trazendo benefícios para todos.

Segundo o presidente da câmara, empresário Rafael Schneider, a criação é muito importante para a organização do segmento. “Nós vamos poder negociar em bloco, o setor moveleiro como um todo, teremos maior representatividade”, ressalta, apontando que é preciso, por exemplo, rever a política tributária para as indústrias moveleiras. “Só assim podemos aumentar a nossa competitividade”, avalia.

Ele destaca que, por enquanto, estão focados em Sinop, mas que vão atingir toda a área incluindo os municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, com a participação dos sindicatos de Cuiabá e Várzea Grande, Sinop e Alta Floresta.
Estão envolvidos como parceiros da iniciativa, o Sebrae, Senai, SESI, Secretaria de Indústria e Comércio de Sinop, Disque Social, Eco Centauro, Unimed e Banco do Brasil. O líder da agência Sebrae em Sinop, Volmir José Contreira, ressalta que está é uma ação que poderá gerar impactos muito significativos para o setor que está se estruturando para ocupar lugar de destaque na economia do Estado e região.

Sinop tem 30 empresas formais do setor moveleiro, das quais 20 estão filiadas à CSM.
No próximo dia 13 haverá a primeira reunião da Câmara Setorial Moveleira para apresentar as parcerias firmadas. Ao longo de 2008, serão implementadas várias ações voltadas para a área de design e melhoria de produtos, organização de missões técnicas aos pólos moveleiros de Brasília e Goiânia, participação da Formóbile em São Paulo, sem falar nas ações para atingir as empresas que ainda não estão participando do projeto, entre eles, a montagem do 1º Feirão de Móveis de Sinop para estimular e atrair novas empresas para o APL.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop supera Rondonópolis no número de novas empresas

Sinop teve 134 novas empresas em diversos segmentos de...

Potencialidades de Mato Grosso são apresentadas em Fórum na China

Mato Grosso foi destaque na 2ª reunião de Cooperação...

Empresas de Lucas do Rio Verde ofertam vagas para assistentes, supervisores, pedreiros e mais setores

Empresas no município estão contratando 69 colaboradores, com auxílio...
PUBLICIDADE