Não apenas em Mato Grosso, mas os demais estados, nunca havia se registrado um mês de novembro com tantas vendas de carros. Na comparação com novembro de 2008, o estado emplacou 52,71% a mais de automóveis. Foram 2.819 neste ano contra 1.846 no ano anterior. Os segmentos de comerciais leves e pesados também apresentaram elevação. No entanto, o presidente do Sincodiv, Paulo Boscolo, não vê motivos para se comemorar. “Temos que levar em consideração que nessa época do ano passado atrevessávamos uma forte crise econômica”, pontua Boscolo.
Mas a venda feita no mês passado se comparada com outubro teve queda em Mato Grosso. Em outubro foram emplacados 3.302 automovéis (carros de passeio) e em novembro caiu para 2.819, representando -14,63%, confirme o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Mato Grosso (Sincodiv). Os segmentos de autos, leves, pesados, motos e semi-reboque foram os responsáveis pelos índices negativos, enquanto apenas o segmento de ônibus teve alta.
Segundo o presidente do Sincodiv, Paulo Boscolo, esse resultado é reflexo do final da isenção total do Imposto sobre Produtos Industrializados. “Com o anúncio de que o IPI iria acabar a cada mês, sem saber exatamente quando isso ocorreria, o consumidor se antecipou e comprou, atingindo um ponto de saturação do mercado”, explica Boscolo.
O segmento de leves registrou uma baixa de 15,22%. Foram 952 vendas em novembro contra 1.123 no mês anterior. Foram emplacados 200 veículos pesados, enquanto em outubro, foram 241. No último mês foram comercializados 222 semi-reboques, e em outubro, 269, o que representa queda de 17,47%.
O segmento de motocicletas, que durante o ano inteiro sentiu os efeitos da crise e da restrição do crédito, ainda se mantém em baixa, mas em um nível menos elevado. Enquanto registrou queda entre 20 e 30% nos meses anteriores, em novembro, o segmento teve saldo negativo de 8,7%. Foram 4.382 motos emplacadas contra 4.802 em outubro. Boscolo também atribui esse resultado ao efeito IPI e ao aumento da concorrência entre as marcas. “Enquanto o mercado encolheu 30%, a oferta aumentou 100%”, afirma.
Já o segmento de ônibus, único que puxou os números para cima, emplacou 24 veículos em novembro, contra 15 em outubro. Embora os valores pareçam inexpressivos, esse aumento representa 60%, sendo que em vários meses o setor apresentou queda.
Cuiabá também seguiu a tendência estadual e registrou queda nas vendas de novembro em comparação com outubro. Os dois principais segmentos, autos e leves, comercializaram juntos em outubro 2.095 veículos. No último mês, foram 1.721, baixa de 17,85%.