PUBLICIDADE

IPVA atrasado pode ser parcelado até o próximo dia 30

PUBLICIDADE

O contribuinte mato-grossense que estiver em débito com seu Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), referente ao ano de 2008, possui uma nova oportunidade de regularizar esta situação. Foi aprovada pela Assembleia Legislativa a Lei n° 9.264/09 que estipula o parcelamento destes valores em até seis vezes, acrescidos de juros, correção monetária e multa.

Para ter direito ao benefício, o contribuinte terá até o dia 30 de dezembro de 2009 para fazer a solicitação do parcelamento no portal da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso. Os débitos fiscais vencidos até o dia 31 de dezembro de 2008 podem ser quitados em forma de parcelamento desde que o valor de cada uma das parcelas não seja inferior a duas Unidades Padrão Fiscal (UPFMT), correspondente ao total de R$ 63,98.

Conforme orientação do secretário de Fazenda, Eder Moraes, é importante deixar claro aos contribuintes que por ser regulamentado por lei, o parcelamento não será prorrogado. “Portanto, aqueles que estão com IPVA de 2008 em atraso devem agir rápido para parcelar, sem deixar para a última hora, pois não teremos como prorrogar”, orientou.

Metade do IPVA arrecadado tem como destino os municípios. São valores que podem ser utilizados para a realização de obras públicas de melhoria na qualidade de vida. “É inconcebível que alguns cidadãos recolham o IPVA corretamente e outros, não. Não podemos conviver com isso e não fazer nada, visto que a arrecadação do IPVA é destinada 50% para o Estado e 50% para o município. Portanto, é o cidadão quem deixa de receber os recursos”, pontua o titular da Sefaz.

No portal da Sefaz, link IPVA, é disponibilizado mensalmente o ranking dos 141 municípios mato-grossenses por inadimplência do imposto, com o saldo a recuperar, que tem como base a diferença entre o valor lançado e o efetivamente recolhido no período de 2004 a 2009. Também é divulgada a classificação dos municípios por ineficiência na arrecadação do IPVA.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Alta Floresta lança programa com consultoria gratuita para empresas

Alta Floresta vive um momento de consolidação e crescimento...

Despesa com transporte puxa inflação no primeiro mês do ano em Sinop

A taxa de inflação medida pelo Índice de Preços...

Sinop: maioria dos empresários não fará promoções no carnaval, aponta pesquisa

Pesquisa do centro de informações econômicas da Unemat, a...
PUBLICIDADE