PUBLICIDADE

Aumenta devolução de cheques em Mato Grosso

PUBLICIDADE

 

O índice de devolução de cheques em Mato Grosso aumentou 0,15 ponto percentual em outubro deste ano em relação a setembro. O Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos divulgado nesta quarta-feira (18) revelou que houve 3,70% de devolução de cheques em outubro ante 3,55% no mês anterior. De janeiro a outubro deste ano Mato Grosso ocupa o 12º lugar com 4,15%. O cheque é considerado desprovido de fundos a partir da segunda devolução.

Já no país a inadimplência com cheques foi de 1,92% no mês passado, o menor percentual verificado desde setembro de 2008. Quando comparado com setembro último, o levantamento apontou uma queda de 1,0% no número de devoluções, a terceira consecutiva desde agosto. No acumulado de janeiro a outubro a inadimplência com cheques foi de 2,19%.

Os bons resultados em nível nacional são notados na relação de outubro de 2009 sobre outubro do ano anterior. Nesta variação, a inadimplência com cheques recuou 4,5%. Foi a primeira vez no ano em que a correlação com igual mês de 2008 apresentou decréscimo.

Os especialistas ressaltam que nos primeiros três meses do ano, por conta dos ajustes na oferta de crédito, o cheque pré-datado foi mais utilizado pelo varejo para financiar suas vendas. A adoção de critérios menos rigorosos na concessão de crédito, via pré-datado, também é um fator que contribuiu para as elevações nos indicadores de inadimplência com cheques no segundo trimestre.

Para os últimos dois meses do ano a perspectiva dos analistas da Serasa Experian é de que a inadimplência com cheques apresente queda, por conta do 13º salário. O comportamento do consumidor no crédito, nas festas de final de ano, irá determinar o nível de inadimplência do primeiro trimestre de 2010, prevêem os especialistas.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: inflação tem recuo impulsionado por habitação, transporte e alimentação

A taxa de inflação medida pelo Índice de Preços ao...

Sinop: 56% dos empresários não pretendem realizar ação de vendas no Dia das Crianças, aponta relatório

Relatório do centro de informações socioeconômicas da Unemat, encomendado...

Com salários até R$ 5 mil, empresas de Lucas oferecem novas vagas de empregos

Empresas no município divulgaram, esta semana, 47 novas oportunidades...
PUBLICIDADE