quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Empresas em MT começam implantar certificado de origem digital

PUBLICIDADE

Exportadores e despachantes aduaneiros de Mato Grosso participaram do treinamento do Certificado de Origem Digital (COD), na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT). O curso promovido pelo Centro Internacional de Negócios (CIN-MT) foi ontem. O intuito é tornar acessível a nova ferramenta digital para as empresas e facilitar o processo de comercialização, já que hoje o certificado é preenchido manualmente.

De acordo com o analista sênior da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Christian Mansur, o documento era feito em dois ou três dias, e com a ferramenta levará somente algumas horas. "Todas as empresas precisam se modernizar e estar antenadas às novas tecnologias. Com a simplificação do processo e agilidade da emissão deste documento através do sistema COD-CNI, os exportadores irão concorrer com preços mais competitivos, tornando-se mais eficientes, com possibilidade de conquistar inclusive novos mercados".

Gabriela Fontes, coordenadora do CIN-MT, destaca que o COD vem para acabar com os entraves burocráticos e tornar o processo de importação e exportação mais fácil e prático. "O certificado de Origem Digital pode conceder reduções ou isenções tarifárias e garantir acesso preferencial das mercadorias junto ao mercado externo, para aqueles países com os quais o Brasil mantém acordos internacionais de comércio. Até o primeiro semestre de 2010 estaremos com a assinatura digital, o que vai facilitar ainda mais esse processo".

O analista de comércio exterior participante do curso, Franco Damasceno Félix, trabalha no ramo de estofados e aprendeu com facilidade o novo sistema. "Não tem segredo. É fácil, simples e prático. O COD é a prova que o produto é genuinamente brasileiro e tem procedência, o que facilita o processo de negociação de mercadorias produzidas no Estado."

A implantação do sistema é coordenada em todo o país pela CNI, por meio da Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) e já foi implantado em outras localidades, como Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas. Em Mato Grosso, o COD entrará em vigor a partir do treinamento.

O Certificado de Origem Digital conta com a mais moderna tecnologia de segurança de dados, garantindo o sigilo e a preservação das informações. De acordo com o analista da CNI, o próximo passo para incrementar a nova ferramenta será a disponibilização da assinatura digital, que deverá ocorrer após todos os estados brasileiros se adequarem e receberem o treinamento proposto pela instituição.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE