PUBLICIDADE

Mato Grosso acumula queda na exportação de carne bovina

PUBLICIDADE

O Estado  acumula nova queda nas exportações de carcaça bovina. Desta vez a comparação é entre o terceiro trimestre de 2009 frente ao mesmo período do ano passado. A venda do produto aos diferentes países e blocos econômicos pelas indústrias do Estado de julho a setembro atingiu 47.11 milhões de quilos de equivalente a carcaça. O resultado é quase 30% menor na comparação com a igual época de 2008 o que representa 19.19 milhões de quilos a menos no mercado externo.

Na relação com os embarques promovidos no terceiro trimestre de 2006, registra-se uma queda de 47% (40,72 milhões/eq.carcaça). O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária aponta para baixas nas vendas nos últimos anos. De acordo com o Imea, entre julho e setembro de 2006 Mato Grosso negociou 88 milhões de quilos.

Em 2007 o número caiu para 69 milhões de quilos. Um ano depois consolidou nova baixa com as exportações passando a 66 milhões de quilos de equivalente carcaça. “As exportações sofreram sucessivas quedas ao longo desses anos no Estado, fato que esfria mais o mercado”, pontua a análise de bovinocultura divulgada pela entidade vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária (Famato).

Para o Imea, sabe-se que o setor está em recuperação este ano. Porém medidas como o aumento do incentivo à rastreabilidade em Mato Grosso e o melhoramento da agilidade na obtenção desses registros poderiam influenciar positivamente esse volume”, salienta o Instituto Mato-grossense.

Oferta e demanda

Neste campo o Imea pondera também que “na sexta‐feira (16) a média móvel da escala de abate média de Mato Grosso ficou em praticamente cinco dias, enquanto que o preço da arroba do boi gordo à vista ficou cotado por praticamente R$ 69. Em sete das 25 praças onde foi feito o levantamento a escala de abate é menor ou igual a quatro dias. Em três cidades a escala de abate ultrapassou os dez dias; Barra do Garças, Araputanga e Mirassol D’Oeste.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE