PUBLICIDADE

Professores e acadêmicos franceses conhecerão em Sinop atividade madeireira

PUBLICIDADE

Chega hoje a Sinop uma comitiva de universitários de gestão ambiental da Universidade de São Paulo (USP) e da francesa Université Rennes 2, além de professores, pesquisadores e jornalistas que estão viajando pela floresta Amazônica para estudos e pesquisa universitária sobre as dinâmicas agrícolas e seus impactos espaciais e ambientais em Mato Grosso.

A delegação fica em Sinop até segunda-feira, vai se reunir com diretores do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), conhecerá a atividade das indústrias e os projetos de manejo para extração seletiva de árvores próprias para industrialização. Na segunda-feira pela manhã, haverá palestra sobre a realidade do setor madeireiro no Norte do Estado, a história da madeira e a economia do setor, com o presidente José Eduardo Pinto.

A cooperação existe entre o Laboratório Costel, o Departamento de Geografia da Universidade de Rennes 2 e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP – curso de Gestão Ambiental e periodicamente permite o reforço das relações universitárias entre os dois países, além de intercâmbio de acadêmicos.

O objetivo da pesquisa é abordar a diversidade de realidades brasileiras por meio do exemplo de Mato Grosso, com suas dinâmicas agrícolas e ambientais, apresentadas pelos três biomas mais importantes do Brasil: florestas, cerrados e zonas unidas (Pantanal).

O estudo vem sendo feita há anos pelos estudantes destas universidades com trabalho em campo, medidas físicas e levantamento de biodiverisade e meteorologia, com o objetivo de buscar soluções para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, além de modos de utilização do solo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colíder tem vagas de empregos com alguns salários de até R$ 4,5 mil

Empresas e indústrias no município divulgaram 37 novas ofertas...

Empresas em Sinop contratam mais de 290 profissionais em diversos setores

Empresas e indústrias sediadas em Sinop iniciaram a semana...

Maior lago ornamental do Brasil está em condomínio de luxo em Sinop

Sinop acaba de ganhar um marco inédito no mercado...

Indústrias sinopenses chegam a R$ 6,7 bilhões em produtos exportados; China é cliente principal

Indústrias do agronegócio sediadas em Sinop alcançaram 6,8% de...
PUBLICIDADE