PUBLICIDADE

Serasa: inadimplência do consumidor aumenta 10,8% no ano

PUBLICIDADE

A taxa de inadimplência dos brasileiros registrou alta de 10,8% entre janeiro e abril deste ano, frente ao mesmo período do ano passado, revela o Indicador Serasa de Inadimplência Pessoa Física, divulgado nesta sexta-feira.

Na comparação anual, entre abril de 2008 e 2009, o levantamento aponta mais uma alta no número de inadimplentes, de 8,9%. Por outro lado, entre o quarto mês deste ano e o imediatamente anterior, houve a maior queda desde junho de 2006, de 9,5%.

De acordo com os técnicos da Serasa Experian, os aumentos são menores aos observados no último mês de março, o que aponta que a inadimplência do consumidor está crescendo em menor ritmo nesse início de 2009. Os técnicos ressaltam, ainda, que abril marca o fim do período mais crítico de despesas para o consumidor (IPTU, IPVA e despesas escolares).

Analisando os quatro primeiros meses deste ano, mais uma vez, as dívidas com os bancos permaneceram em primeiro lugar no ranking de representatividade: a participação desta categoria foi de 43,5% do total de vencimentos não pagos. No mesmo período do ano passado, este percentual era de 43,1%.

Já os débitos com cartões de crédito e financeiras ficaram com a segunda posição e 37,1% de participação, 5,6 pontos percentuais a mais do que os 31,5% registrados no primeiro quadrimestre de 2008.

Os cheques sem fundos, por sua vez, ficaram em terceiro lugar na representatividade das dívidas, com 17,5% do total, índice menor do que o registrado no mesmo período do ano anterior (+23,1%).

Por último, e com menor impacto no indicador no período analisado, aparecem os títulos protestados, cuja proporção foi de 1,9%, inferior ao primeiro quadrimestre do ano passado, quando o percentual registrado foi de 2,3%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Potencialidades de Mato Grosso são apresentadas em Fórum na China

Mato Grosso foi destaque na 2ª reunião de Cooperação...

Empresas de Lucas do Rio Verde ofertam vagas para assistentes, supervisores, pedreiros e mais setores

Empresas no município estão contratando 69 colaboradores, com auxílio...

Seis frigoríficos de Mato Grosso são habilitados a exportar carne bovina para a Indonésia

A Indonésia oficializou a habilitação de 17 frigoríficos do...
PUBLICIDADE