sábado, 31/janeiro/2026
PUBLICIDADE

Venda de automóveis cresce 3,16% em janeiro, mas setor recua 5,20%

PUBLICIDADE

O comércio de automóveis e veículos leves novos cresceu 3,16% no mês de janeiro comparado a dezembro. Os dados foram divulgados hoje em São Paulo pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Apesar do número positivo, o setor fechou o mês negativo em 5,20% com a queda nas vendas de motos (13,47%), caminhões (24,45%) e ônibus (35,33%).

“Isso nos preocupa porque mostra o tamanho da crise: os consumidores de baixa renda, que compram motos, estão com dificuldades e os investidores, que compram caminhões e ônibus, não estão levando nada”, afirmou Sérgio Reze, presidente da entidade.

No total, foram vendidos em janeiro 189.729 automóveis e veículos leves, 7,63% a menos se comparado ao mesmo mês de 2008.

Segundo Reze, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) foi uma das contribuições do governo para o setor.

“Janeiro poderia não ter sido um mês tão bom”, comentou. Para o presidente, o problema das vendas não é mais a falta de crédito e sim de vontade. “As pessoas estão receosas em comprar”, disse.

Para Reze, a economia brasileira está em boas condições se comparada com as demais. “Nossos bancos não têm passado por dificuldades”.

Entretanto, o presidente da Fenabrave não quis fazer projeções para 2009. “O dólar está voltando à normalidade, mas a economia ainda passa por um processo de expectativas”, comentou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações impulsionam Mato Grosso à liderança da balança comercial no país

Mato Grosso encerrou ano passado na liderança da balança...

Prazo para aderir ao Simples Nacional termina neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional...

Mato Grosso teve 19 mil demitidos a mais mês passado, aponta Caged; saldo anual positivo

Dados do cadastro geral de empregados e desempregados (Caged)...

Com recomposição de RGA, folha salarial de servidores de MT soma R$ 784 milhões

Os servidores públicos do Governo de Mato Grosso recebem,...
PUBLICIDADE