sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Regulamentação da aposentadoria em 30 minutos exige tempo adicional

PUBLICIDADE

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já está pronto para conceder aposentadoria por idade aos trabalhadores urbanos em apenas 30 minutos. O reconhecimento automático dos direitos, garantido com a certificação da base de dados do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), depende somente da regulamentação da Lei Complementar 128, o que deve ocorrer com a publicação de um decreto, no início de janeiro.

Porém, a edição do decreto presidencial exigiu um tempo adicional, pois, além das normas específicas para o funcionamento da nova base do CNIS, também serão regulamentados outros dispositivos importantes para a Previdência Social. Entre eles, está o artigo da lei 128, que cria a figura do Microempreendedor Individual.

Inclusão de trabalhadores
Essa regulamentação irá garantir a inclusão previdenciária de até 10 milhões de trabalhadores que atuam em pequenos negócios informais com faturamento anual de até R$ 36 mil. Entre os beneficiados, estão trabalhadores como manicures, artesãos, ambulantes e pipoqueiros.

Também serão regulamentados aspectos da legislação previdenciária rural, constantes da Lei 11.718/08, que cria o cadastro nacional dos segurados especiais, como o agricultor familiar, o pescador artesanal, o extrativista, o indígena e o quilombola.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE