PUBLICIDADE

Cai 4% procura de empresas por empréstimos

PUBLICIDADE

A quantidade de empresas que procurou crédito no mês de outubro deste ano foi 4,4% menor em comparação com o mês de setembro. Os dados, divulgados hoje (16), são do Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito. Em relação a outubro de 2009, a demanda cresceu 2,5%. No acumulado do ano, o número de pessoas jurídicas que buscaram crédito aumentou 6,9% sobre o período de janeiro a outubro de 2009.

O recuo da demanda das empresas por crédito em outubro, segundo os economistas da Serasa Experian, é explicado pela menor atividade produtiva, sobretudo no setor industrial, no último trimestre do ano.

"A queda da demanda por crédito no mês passado não pode ser encarada como uma reversão de tendência. A expectativa é que, nas comparações anuais, frente aos mesmos meses do ano passado, a demanda das empresas por crédito deverá continuar registrando variações positivas ao longo do quarto trimestre de 2010", informou a Serasa, em nota.

As micro e pequenas empresas foram as principais responsáveis pelo recuo da demanda por crédito em outubro, com queda de 4,6% em relação a setembro. Nas médias empresas, a queda foi de 0,4%. Entre as grandes empresas, a demanda por crédito aumentou apenas 0,6%.

No acumulado de janeiro a outubro de 2010, as grandes empresas lideraram a procura por crédito: crescimento de 9,5% na comparação com os primeiros dez meses de 2009. As micro e pequenas empresas tiveram elevação de 7,8%, e as médias empresas registraram redução de 8,8%.

No acumulado do ano até outubro, a Região Nordeste lidera o crescimento da demanda por crédito, com alta de 10,6% em relação ao mesmo período de 2009. O Centro-Oeste vem na sequência, com 9,3%. A Região Norte teve alta de 7,1%, seguida pelo Sudeste, com 6,4%. As empresas do Sul tiveram crescimento de 4,5%.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Nova Mutum ofertam 90 novas vagas de empregos

As empresas sediadas no município buscam apoio do SINE...

Mais de 700 mil contribuintes não pagaram IPVA em Mato Grosso, segundo Sefaz

A secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) divulgou,...

Aeroporto de Sinop tem novo mês com recorde de passageiros

O Aeroporto João Batista Figueiredo registrou no mês de...
PUBLICIDADE