PUBLICIDADE

Procon recomenda cautela ao escolher índice de ajuste do aluguel

PUBLICIDADE

Quem procura um imóvel para alugar deseja uma região de boa infra-estrutura, vizinhança tranqüila e um espaço confortável. Mas é no momento de fechar o contrato que o inquilino deve ter muito cuidado. Ao atrelar o valor de atualização do contrato a um índice preestabelecido, o inquilino e o proprietário estão sujeitos a aumentar ou diminuir o preço do contrato de acordo com as oscilações da economia.

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e atualizado mensalmente, é o preferido na hora de fechar um contrato de locação. É pelo acumulado dos 12 meses antes do vencimento do contrato que o valor pode ser alterado.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta terça-feira que o acumulado do IGP-M no primeiro semestre deste ano foi de 5,68%.

Os interessados em alugar um imóvel devem saber a diferença entre a revisão e o reajuste do aluguel. O reajuste deve ser anual, com base no índice determinado em contrato. Já a revisão é a possibilidade de alteração do valor ao preço de mercado (para mais ou para menos). A revisão pode ser realizada a cada três anos, segundo o Procon.

A revisão dos valores do contrato pode ser realizada de forma amigável ou judicial, quando o valor acordado está muito abaixo dos valores praticados pelo mercado.

Uma boa notícia para os inquilinos é que os reajustes só podem ser feitos uma vez ao ano. Essa é a periodicidade mínima estipulada por lei.

Desde 1995, ficou proibida a utilização da variação do salário mínimo ou de moeda estrangeira.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Segunda maior importadora do Estado, Sinop diminui volume de negócios

Indústrias sediadas em Sinop importaram inúmeros produtos, de diversos...

IBGE aponta aumento na renda dos mato-grossenses

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou,...

Ministro do TCU libera novos consignados do INSS após recurso

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)...
PUBLICIDADE