quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Sai licença para empresa construir ferrovia até Rondonópolis

PUBLICIDADE

A América Latina Logística (ALL), empresa responsável pela construção da ferrovia que liga os municípios de Alto Araguaia a Rondonópolis, no Mato Grosso, recebeu do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) a Licença de Instalação (LI) e a Autorização de Supressão Vegetal (ASV) do segmento 2, relativa à segunda etapa da obra. A autorização permite o avanço de cerca de 165 quilômetros no traçado, de um total de 251 km. Não foi mencionado prazo de quando a obra ficará pronta.
  
Conforme o gerente de Meio Ambiente da ALL, Durval Nascimento Neto, a autorização do IBAMA permite a continuidade das obras dentro do cronograma acordado com o Governo Federal. “É um grande passo para as nossas obras, pois quando a ferrovia chegar nesta etapa já estaremos com todas as autorizações concedidas e não vamos precisar paralisar os trabalhos. Isso também permite entregar o trecho no tempo determinado”, afirmou.
 
A ALL informou que uma das medidas de preservação ambiental é a construção de galerias ecológicas, que são estruturas de concreto armado, que permitem a passagem dos animais que vivem na região e o livre escoamento das águas, sem qualquer interferência em seu curso natural.
 
A empresa também prioriza em suas obras a preservação dos remanescentes florestais e áreas de preservação, sendo que toda á área que será suprimida vai ser 100 % compensada com aquisição de novas áreas de proteção ou com o replantio de espécies nativas na faixa de domínio da própria ferrovia. Nesse caso, será feita nas áreas de supressão vegetal a coleta de sementes para fomentar o desenvolvimento de mudas, que serão encaminhados para os viveiros das prefeituras da redondeza. 

 
“Com ações como essas vamos proporcionar o equilíbrio harmônico entre a tecnologia e o meio ambiente”, concluiu Renata Twardowsky Ramalho, bióloga e coordenadora do projeto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE