PUBLICIDADE

DNIT discute traçado de ferrovia em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE

O presidente do DNIT – Departamento Nacional de Infra-estrutura-, Luiz Antônio Pagot, prefeitos, parlamentares, presidentes de associações empresariais e do agronegócio estarão em Lucas do Rio Verde, dia 15 de março, para apresentação do projeto do traçado da Ferrovia Centro-Oeste, passando pela região Norte de Mato Grosso. O traçado é de Uruçu (GO) e Cocalinho e Água Boa (MT), Lucas do Rio Verde, Campo Novo do Parecis “chegando” a Vilhena (RO), onde encontrará o ramal da Ferronorte, entre Cuiabá e Porto Velho (RO). O objetivo é escoar a safra agrícola da região Médio Norte e Norte do Estado. O governo não informou quando planeja iniciar a obra.

A responsável pelo projeto é a VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa vinculada ao Ministério dos Transportes e detentora da concessão da Ferrovia Norte-Sul. A ferrovia busca reduzir o custo do frete para longas distâncias na região, assim como incentivar o desenvolvimento do cerrado brasileiro e será parte integrante do sistema ferroviário brasileiro, conectando-se ao norte com a Estrada de Ferro Carajás (EFC) e ao sul com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA).

De acordo com a assessoria, esta Ferrovia é a maior de todas as concessões ferroviárias brasileiras e será responsável por conectar aos maiores portos brasileiros como Santos, Vitória e Rio de Janeiro, assim como as regiões industriais de São Paulo e Minas Gerais correspondentes a aproximadamente 80% da população brasileira e 56% do PIB nacional.

A implantação da Ferrovia a partir de Goiás tem também um significado muito importante para a viabilização econômica do empreendimento e, especialmente, para o aumento de sua atratividade, uma vez que o volume mais importante de seu carregamento, nas regiões Norte e Centro-Oeste, seguramente, será fornecido pelo Estado de Goiás – grande produtor de grãos e minérios.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Contribuintes já podem solicitar descontos no IPVA com pontos do Nota MT

Os contribuintes que solicitaram a inclusão do CPF nas...

Indústrias de Alta Floresta acumulam R$ 1,8 bilhão em volume de produtos exportados

Indústrias do agronegócio sediadas em Alta Floresta (300 km...

Nota MT beneficia mais de 159 mil contribuintes com desconto no IPVA

Os proprietários de veículos mato-grossenses que participam do Nota...
PUBLICIDADE