PUBLICIDADE

Ministro cobra logística melhor para escoar safra de Mato Grosso

PUBLICIDADE

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, manifestou, ontem, preocupação com a falta de infra-estrutura para escoar a safra de Mato Grosso. “O pior é que não enxergo solução, um plano estratégico para resolver a questão do Centro-Oeste”, criticou. “Desde o dia em que entrei neste ministério ouço falar da hidrovia Teles Pires-Tapajós (ligando o Nortão de Mato Grosso até o porto em Santarém-PA) e até hoje não vi, sequer, um estudo técnico para saber se ela é mesmo viável”, atacou. “Precisamos de mais clareza no plano estratégico de médio e longo prazos não só para o escoamento da produção, mas também dos insumos básicos para a produção”, apontou, em entrevista à Agência Estado.

O ministro considera o problema tão grave que os custos com o transporte de alguns produtos, como o milho, por exemplo, acabam sendo maiores do que o valor do próprio grão. “Isso mostra que o sistema de escoamento está inadequado”, argumentou. Stephanes ressaltou que a soja apresenta um quadro semelhante ao do milho e que, em breve, haverá problemas com a carne bovina também.

O ministro disse ainda que os portos brasileiros não estão sendo aparelhados para atender às demandas nacionais. “Os problemas na área de escoamento são muito grandes”, resumiu. Indagado a respeito de quem seria a responsabilidade pelo atraso nessas melhorias de infraestrutura para a agricultura, Stephanes foi direto: “O Ministério dos Transportes e o de Portos e Vias Navegáveis.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Procon alerta consumidores sobre as compras de Natal em Mato Grosso

Com a proximidade do Natal, a busca por itens...

Diretores da Águas de Sinop detalham para entidades avanço das obras de esgoto

O diretor-presidente da Águas de Sinop, Eduardo Lana, e...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...
PUBLICIDADE