Mato Grosso obteve recorde histórico em agosto com os 11.550 emplacamentos registrados. Em comparação ao mesmo perído em 2010 houve aumento de 11,48%. O número, que já era esperado, reforça a condição favorável da economia no estado, com bons resultados nas principais atividades econômicas, principalmente no mercado agropecuário. O levantamento é da regional Mato Grosso da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave-MT), de agosto.
O diretor regional da entidade, Paulo Boscolo, explica que a média diária de emplacamentos manteve o mesmo ritmo de julho. “Como agosto foi um mês pleno, sem feriados e com 27 dias comerciais, considerando que o comércio opera aos sábados, foi um mês ainda melhor. Mato Grosso se mantém mais uma vez acima da média nacional”, afirma.
Só em Cuiabá, em todo mês de agosto, foram emplacados 3.202 veículos, sendo 1.565 automóveis, 555 comerciais leves, 51 caminhões, 54 ônibus e 780 motos.
Na relação de vendas entre o estado e a média brasileira, Mato Grosso obteve aumento nas vendas de automóveis (carros de passeio) de 5,57% contra a média nacional de 3,79%. Para caminhões e ônibus esse número sobe para 58,94% em Mato Grosso contra os 20,79% nacionais. Já nas motos ocorre um equilíbrio, o estado obteve crescimento de 14,15% e o nacional foi de 14,42%.
Outro destaque, segundo Paulo Boscolo, é o bom número no segmento de comerciais leves (caminhonetes). Foram emplacados 1.614 em agosto contra 1.469 em julho. A diferença ocorreu devido a migração dos clientes de automóveis para comerciais leves, tanto em Mato Grosso quanto em Cuiabá. “Percebe-se uma pequena queda nas vendas de automóveis e um grande crescimento nos comerciais leves. Trata-se de uma tendência no mercado, a procura por carros maiores, classificados como cross-over”, relata.