PUBLICIDADE

Aneel autoriza Petrobras assumir termoelétrica de Cuiabá

PUBLICIDADE

Mais uma etapa para o retorno das atividades da Usina Governador Mário Covas (Térmica de Cuiabá) está finalizada, com o aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que a Empresa Pantanal Energia (EPE) repasse o comando da unidade à Petrobras. A partir de agora, a reativação da planta depende da homologação da Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), ligado ao Ministério de Hidrocarbonetos, para envio de gás natural à térmica.

Com a aprovação da Aneel, a EPE transfere à Petrobras a responsabilidade sobre o fornecimento de gás natural, geração e comercialização da energia produzida pela térmica. No começo de 2010, a estatal brasileira concordou em enviar parte do insumo que compra na Bolívia para Mato Grosso e em seguida também aceitou atuar no lugar da EPE. Com esta possibilidade, a Bolívia passou a sinalizar positivamente para a retomada da térmica.

De acordo com o presidente da EPE, Fábio Garcia, a partir de agora a companhia é a titular da usina por tempo indeterminado. "Cumprimos a mais importante das etapas no Brasil. Agora é só esperar a assinatura da diretoria da YPFB para que recomecem a enviar gás para o funcionamento da térmica de Cuiabá".

Segundo Fábio Garcia, a expectativa é de que antes do fim do ano a usina volte a gerar energia. São 480 megawatts (MW) produzidos em baixa tensão, cuja carga estará interligada ao Sistema Integrado Nacional (SIN).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministério abre diálogo com indígenas sobre impactos de ferrovia em Mato Grosso

O Ministério dos Transportes promoveu, nesta segunda-feira, reunião com...

Empresas de Sorriso ofertam mais de 170 vagas de empregos

Empresas e indústrias sediadas na capital do agronegócio buscam...
PUBLICIDADE