PUBLICIDADE

Setor florestal teme impactos negativos com paralisação na Sema

PUBLICIDADE

Setor madeireiro teme que a paralisação dos funcionários da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) tenha impactos negativos sobre os produtores e indústrias que estão no período de safra da produção. Caso a greve se estenda por mais de 30 dias, o setor pode parar por falta de documentação para comercialização e transporte das mercadorias. Diretoria do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem-MT) se reuniu nesta quinta-feira (30) para discutir com representantes dos funcionários da secretaria para discutir os impactos sobre a produção madeireira.

De acordo com o presidente do Cipem, João Baldasso, os empresários não vão intervir a favor nem dos trabalhadores, nem do governo, mas vão trabalhar para que entrem em um consenso rapidamente. Além deste impasse, representantes do segmento debateram com a Superintendência do Trabalho, a obrigatoriedade de contratar aprendizes nas indústrias. Segundo João Baldasso, a atividade é delicada e requer cuidado especial, por isso a necessidade que os contratados passem por alguma capacitação antes de trabalhar para evitar acidentes.

Em Mato Grosso, o Cipem representa 8 sindicatos de base florestal, o que equivale aproximadamente a 650 empresas e 30 mil empregos diretos e 90 mil indiretos. Para fortalecer a cadeia foi lançada no Estado a campanha Madeira de Verdade, que visa valorizar o produto proveniente da exploração legal. Segundo Humberto Tufolo, idealizador do programa, há um equívoco ao classificar a utilização da madeira para confecção de móveis ou outros produtos como algo prejudicial ao meio ambiente.

“Madeira de base florestal e com devido manejo é um produto sustentável. “É ilusão quando falam em madeira ecológica com relação a plástico que imita madeira. Isso não é verdade. Madeira legal causa menos impactos do que o plástico ou o papel”. A campanha vai contribuir para a valorização de móveis, objetos e construções que empregam os modernos conceitos de produção com madeira original. É administrada pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Receita abre consulta ao lote residual do Imposto de Renda; R$ 605 milhões

A Receita Federal abriu, hoje, consulta ao lote residual...

Sinop ganha mais de 7,5 mil novas empresas em 11 meses

Na capital do Nortão, 7.521 novas empresas de micro,...

Moradora de Mato Grosso vence reality show nacional com projeto de empreendedorismo periférico

Com 66,53% dos votos, a empreendedora mato-grossense, Diela Nhaque,...
PUBLICIDADE