PUBLICIDADE

Silval acha injusta decisão para 23 frigoríficos de MT não exportarem

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa acaba de declarar, em Sinop, no governo itinerante, que considera "uma injustiça" a decisão de ter sido suspensa, temporariamente, a venda de carne por parte de 23 empresas mato-grossenses para a Rússia. A medida veta as exportações que estavam sendo feitas há alguns anos e representam fatia considerável para a balança comercial do Estado. Ainda não há uma estimativa do montante que os frigoríficos de Mato Grosso deixarão de vender com a restrição.

"Mato Grosso fez o dever de casa. Estamos há 15 anos sem focos de aftosa. Saímos da zona tampão. Mato Grosso faz trabalho sanitário também na zona de fronteira com a Bolívia", expôs Silval, acrescentando que o sistema de vigilância pecuário do Estado está entre os mais modernos. "Não sei por que deste embargo, deste motivo. Mas nosso governo está mantendo contato com Ministério das Relações Exterior para tratar do assunto", acrescentou.

Ontem à noite, em Brasília,  secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, declarou  que a forma como a Rússia comunicou o embargo à importação de carne de 89 frigoríficos brasileiros “reforça a sensação de que existem outras motivações para a decisão russa, além das questões técnicas alegadas”. “Pela segunda vez, a notificação chega sem nem mesmo ter sido enviado ao governo brasileiro o relatório técnico das inspeções russas feitas no Brasil”, afirmou o secretário por meio de nota, se referindo ao episódio ocorrido no final de abril, quando a Rússia embargou temporariamente as importações de oito plantas frigoríficas brasileiras.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Procura por passagens de fim de ano cresce 15% na rodoviária de Sorriso

Representantes de empresa de transporte de Sorriso estimam que...

Sorriso: empresas têm 178 novas vagas de empregos para técnicos, assistentes, pedreiros e outros

Empresas e indústrias sediadas na capital do agronegócio, contratantes...
PUBLICIDADE