segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: lideranças buscam apoio de secretário para eclusas e hidrovia

PUBLICIDADE

O secretário Extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes de Mato Grosso, Francisco Vuolo, prometeu ontem à tarde, em debate com entidades que defendem a construção simultânea de eclusas nas hidrelétricas que serão construídas no rio Teles Pires, apoiar viabilização da Hidrovia Teles Pires-Tapajós (ligando o Nortão ao Pará para escoar a produção agrícola, madeireira e a carne). As eclusas são obras de engenharia hidráulica permitindo que barcos subam ou desçam rios em locais onde há desníveis (barragem, quedas de água ou corredeiras).

A Associação Comercial e Empresarial (Aces), Sindicato das Indústrias Madeireiras (Sindusmad), OAB, Sindicato Rural e demais entidadades solicitaram apoio do secretário para que intervenha junto ao governos estadual e federal. “Estamos aqui nesta primeira reunião para tratar dos encaminhamentos, tomar pé dos elementos legais que já estão implantados e somar esforços para que possamos transformar essa região e dar as condições necessárias que cada vez mais se viabilize econômicamente, sobretudo, no aspecto de logística de transporte”, afirmou.

No comando da pasta há pouco mais de 60 dias, Vuolo declarou que passa a acompanhar os processo da instalação das hidrelétricas. “Existe uma determinação do Ministério da Energia, há um processo jurídico licitatório que está em vigor, é muito provável que ela aconteça (instalação). Porém, temos que identificar, em primeiro lugar, se existe já um projeto contemplando para a eclusa, que é determinação da lei, e os outros elementos que passarão por estudos que o Estado estará fazendo”, declarou o secretário.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), Mauro Muller, disse qie a construção simultânea das eclusas às hidrelétricas é econômicamente viável. “Em Tucuruí, fizeram a barragem e depois foram fazer a eclusa, ficou mais de R$ 1,6 bilhões (em investimentos). No momento da construção (da referida barragem) esse valor vai cair cinco vezes, então, se torna uma construção mais viável e mais barata”, explicou.

Os deputados estaduais Baiano Filho (PMDB) e Dilmar Dal Bosco (DEM), o presidente do Sindusmad, José Eduardo Pinto, o presidente do Sindicato Rural, Antonio Galvan, a presidente da OAB, Soraide Castro, também participaram dos debates, na sede Sindicato das Indústrias Madeireiras em Sinop.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum tem novo crescimento e ganha 500 novas empresas

Empreendedores de Nova Mutum abriram 500 novas empresas, no...

Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis

A Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em...
PUBLICIDADE