PUBLICIDADE

Mato Grosso tem 13% do rebanho bovino do país, diz IBGE

PUBLICIDADE

Mato Grosso detém 13,8% do rebanho bovino brasileiro. De acordo com recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das 212,8 milhões de cabeças identificadas até dezembro do ano passado no país, aproximadamente 29,2 milhões estão concentradas em território mato-grossense. Até 2010, o rebanho somava 28,7 milhões no Estado.

Os números fazem parte do estudo de Produção da Pecuária Municipal (PPM) 2011, que divulga os dados de efetivos de animais e de produtos de origem animal. Até o ano passado, o Brasil ocupava a segunda posição mundial em rebanho de gado bovino, atrás da Índia, cujo rebanho era de 324, 5 milhões, porém não é um rebanho comercial e inclui búfalos. Na sequência, destacaram-se China e os Estados Unidos.

Para o cenário estadual, a pesquisa apontou ainda que outros rebanhos de grande porte aumentaram entre 2010 a 2011. O de bubalinos (búfalos), por exemplo, encerrou o ano passado com 16,1 mil cabeças enquanto, no ano anterior, somava 14,7 mil. Nacionalmente, foram identificadas 1,3 milhão de cabeças.

A quantidade de equinos (cavalos e éguas) em Mato Grosso alcançou 350 mil cabeças até o final do ano passado. Em 2010, somava 344,9 mil. No país, foram identificadas 5,5 milhões de cabeças no ano passado.

O IBGE apontou ainda que a quantidade de muares (burros e mulas) passou de 42,5 mil em 2010 para 93,1 mil até o final do ano passado no Estado. Nacionalmente, foram contabilizados 1,3 milhão de cabeças até dezembro.

A quantidade de asinos (asnos, jumentos, jegue) atingiu 4,5 mil cabeças até dezembro do ano passado, enquanto, em 2010, registrou 3,9 mil). No país, foram identificadas 974,5 mil animais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações feitas por indústrias de Sinop sobem para R$ 4,8 bilhões; China continua maior cliente

Indústrias do agronegócio sediadas em Sinop alcançaram 6,5% de...

Nova Mutum tem mais de 80 vagas para vendedores, motoristas, cozinheiros e outros setores

Empresas e indústrias do município buscam contratar 85 profissionais,...

Comitiva chinesa discute projeto de rastreabilidade da carne em MT e visita fazenda em Mutum

Uma comitiva da ONG chinesa Global Environmental Institute (GEI)...
PUBLICIDADE