PUBLICIDADE

Morosidade na Sema é um grave problema para madeireiros em MT

PUBLICIDADE

A morosidade na liberação de licenças por parte da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para indústrias madeireiras desenvolverem suas atividades comerciais voltou a ser discutida por representantes do setor. A falta de estrutura é o principal problema, avaliou o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), José Eduardo Pinto. “A grande maioria dos documentos que são necessários é feita por Cuiabá. As regionais dão suporte mas não podem emitir essas licenças. A situação está grave porque a Sema está sem estrutura. Não é só com manejo, que é a base, mas também temos dificuldades CC-Sema (cadastro de consumidores) a LO [ taxa de Licença Operacional], LAU. O setor está realmente sofrendo com isto”, criticou, em entrevista ao Só Notícias.

O presidente reforçou que a morosidade na secretaria não é única adversidade enfrentada pelas indústrias madeireiras. “Na verdade estamos tendo problemas em várias coisas. Uma hora é site que não funciona, outra é Sefaz, ou em outra é greve como no Indea que também está com problemas de estrutura”, disse. No mês passado, por exemplo, a classe ficou com carregamentos parados por cerca de dois dias devido a problemas com o sistema de emissão de Certificado de Identificação de Madeira (CIM) pelo Indea.

A falta de estrutura nos principais órgãos ligados ao setor é constantemente lembrada pela classe que, chegou a discutir o assunto com o governador Silval Barbosa em abril deste ano. Na ocasião, o gestor estadual sinalizou a criação de um superintendência específica (dentro da Sema) atender para o setor pois a criação de uma secretaria específica necessitaria de mais estudos aprofundados.

O Sindusmad é composto por mais de 200 associados de 32 municípios.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Diretores da Águas de Sinop detalham para entidades avanço das obras de esgoto

O diretor-presidente da Águas de Sinop, Eduardo Lana, e...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...

Frota de veículos cresce 50% em 5 anos em Mato Grosso; Sinop é 3ª

O mais recente relatório da 19⁠ª Circunscrição Regional de...

Sorriso e Lucas têm crescimento impulsionados nos setores de transporte e comércio varejista

Sorriso ganhou 379 empresas, em setembro, conforme o ministério...
PUBLICIDADE