sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Mato Grosso amplia participação na produção nacional de ovos

PUBLICIDADE

A produção de ovos de galinha em Mato Grosso cresceu 19,5% no segundo trimestre deste ano (ante o mesmo período de 2011), atingindo 40,1 milhões de dúzias. A quantidade ultrapassou a produção de Goiás (que foi de 36 milhões) e, com isto, o Estado assumiu a quinta posição entre os maiores produtores do país, segundo a nova pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O principal motivador do aumento está relacionado ao crescimento da avicultura para atender a agroindústria mato-grossense. A quantidade de galinhas poedeiras, por exemplo, aumentou 20,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo pouco mais de 7,7 milhões de cabeças.

Nacionalmente, a produção de ovos atingiu 670,5 milhões de dúzias no trimestre, representando aumento de 5,8% em relação a 2011. São Paulo é principal Estado produtor, com parcela de 30% de participação (201,2 milhões). Entre os destaques estão ainda Minas Gerais (73,3 milhões), Paraná (50,2 milhões) e Espírito Santo (46,9 milhões).

Para a pesquisa, 1,5 mil informantes do país (exceto no Amapá, Tocantins e Maranhão) foram consultados.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE